terça-feira, janeiro 15, 2013

Governo tenta atenuar impacto do reajuste da gasolina, que deve subir 7%



A gasolina vai ficar mais cara nos postos pela primeira vez em quase dez anos. O governo federal deve reajustar em 7% o preço do combustível. O óleo diesel também vai subir, mas em nível um pouco menor – entre 4% e 5%. A expectativa é a de que o anúncio seja feito na semana que vem. Para amenizar o impacto desse aumento e evitar uma piora nos índices de inflação, a equipe econômica estuda algumas medidas que poderão ser adotadas nos próximos meses.
Uma delas é o aumento da mistura de álcool anidro (etanol) na gasolina. O governo deve anunciar a elevação do teto da mistura, dos atuais 20% para 25%, com o reajuste dos combustíveis. Mas a elevação só deve ser efetivada quando a colheita de cana-de-açúcar estiver no auge, o que deve ocorrer no fim do primeiro semestre.
Demanda antiga dos usineiros, o aumento da mistura atenuaria o impacto do reajuste que será anunciado. Além disso, a medida alivia a necessidade de importação de gasolina, um dos fortes responsáveis pelo déficit da balança comercial no início deste ano.
Uma sinalização agora de que a demanda pelo biocombustível deve ser maior ao longo de 2013 também pode aumentar o interesse dos produtores em expandir a área de cultivo da cana-de-açúcar. O mais provável é que o aumento do mix ocorra em junho. Mas, se as condições climáticas propiciarem o plantio da cana, a medida pode ser antecipada para março ou abril.

Professores rejeitam proposta da prefeitura, mas a princípio descartam greve na rede municipal de ensino



5965
Reunidos na Pré-Vocacional os professores e servidores lotados na Rede Municipal de Ensino de Caicó, não aceitaram a proposta apresentada pelo prefeito Roberto Germano (PMDB), na tarde desta segunda-feira (14), para quitar a dívida com a Educação referente ao mês de dezembro de 2012.
A reunião foi nesta manhã (15) e foi marcada por discursos não só de professores e sindicalistas, mas também de vereadores que formam o bloco de oposição a atual administração, como Nildson Dantas, José Rangel, Alyson Jackson e Ivanildo do Hospital.
A proposta para quem recebe com recursos do Fundeb era de que os 40% receberiam no próximo dia 21, de imediato o salário integral, e os 60% o dinheiro que tem só dá pra pagar metade do salário, e o restante seria parcelado nos meses seguintes, e se arrecadação for satisfatória, o Município se compromete em pagar de forma integral. Já para os demais funcionários, dependeria das próximas arrecadações. A principio, os professores não aprovaram nenhum indicativo de greve, e vão esperar uma nova proposta do Município, antes que o ano letivo seja iniciado.

Brasil está na contramão da discussão sobre agrotóxicos


agrotóxicos do mundo
Em 1862, a bióloga norte americana Rachel Carson deu o primeiro alerta sobre os efeitos adversos da utilização de pesticidas e inseticidas químicos sintéticos.
A pesquisadora explicava como o DDT - Dicloro-Difenil-Tricloroetano -, por exemplo, penetrava na cadeia alimentar e acumulava-se nos tecidos gordurosos dos animais, inclusive do homem, com o risco de causar câncer e dano genético.
A consequência dessas descobertas foi a proibição nacional da utilização de DDT e outros pesticidas, e o surgimento de grupos ambientalistas nos Estados Unidos.
O Brasil, ao contrário de muitos países da Europa, está na contramão dessa proibição.
O uso de agrotóxicos está regulamentado através da Lei n.º 7.802/89 e do Decreto n.º 4.074, de 2002 e, segundo pesquisa feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde, o país se tornou o maior usuário de agrotóxico do mundo.
Tecnologia não saudável
De que maneira um produto químico, que já foi utilizado como arma de destruição de pessoas, pode ser "receitado" pelo governo como um componente para o desenvolvimento da agricultura? No mínimo, os riscos que o seu uso pode trazer para a saúde humana, sobretudo através contaminação dos alimentos, não são levados em conta.
Segundo Ademário Galvão Spínola e Altino Bonfim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o problema é que a sociedade não toma parte dessa discussão e acaba consumindo produtos contaminados.
"Os agrotóxicos são uma temática que está essencialmente ligada à saúde pública, mas tem uma forte ligação com o agronegócio, onde o país se propõe a exportar mais e acaba usando a tecnologia para aumentar e tornar essa prática mais rentável possível com o uso do agrotóxico", problematizou Spínola.
Ademário também avalia que está em pauta o porquê da permissão, no Brasil, do uso de substâncias que foram banidas em outros países, justamente por haver evidências de que prejudicam a saúde das pessoas, dos animais e dos solos.
"Temos que entender que o agrotóxico é um veneno que mata a praga e mantém a agricultura produtiva, mas ele mata também as vidas pertencentes a esse ambiente no entorno, como as bactérias do solo, os animais e em alguns casos contamina até as águas dos rios".
O Brasil é campeão no uso de agrotóxicos devido à priorização da política de exportação dos estados. "Os nossos governos estão cada dia mais interessados na política de exportação, na perspectiva da reprimarização da economia, baseada nas commodities dos alimentos. Hoje, diante de todos os riscos provocados pelo uso abusivo do agrotóxico, eu, enquanto médico, tenho a preocupação de receitar alimentos saudáveis, reforçando que tem que ser sem agrotóxico", afirmou.
Revolução verde
O surgimento da Revolução Verde - nas décadas de 60 e 70, o qual se baseia na utilização de sementes geneticamente melhoradas e uso de fertilizantes e agrotóxicos para aumentar a produção agrícola, foi fundamental para a expansão, no Brasil, da importação de produtos químicos, da instalação de indústrias produtoras e formuladoras de agrotóxicos.
O governo também seguiu este modelo agrícola e incentivou, através do crédito rural, o uso de agrotóxicos e fertilizantes.
Infelizmente, não é possível contar com os orgânicos para uma produção e consumo livres de pesticidas. Eles são inviáveis devido ao alto custo, e reforçam um quadro de injustiça socioambiental. Os mais pobres pagam o preço. Isto é, além de não terem o direito de escolha, consomem o alimento mais contaminado.
Ademário explica ainda que é falsa a viabilidade dos orgânicos porque outras pesquisas já identificaram impactos do consumo desses alimentos na saúde.
Agroecologia
O pesquisador aponta a Agroecologia como melhor alternativa para o desvencilhamento dessas práticas danosas à saúde.
"Temos que voltar ao tempo dos nossos avós e pais, onde plantávamos nosso alimento em casa, livre de venenos e de transgênicos. Precisamos nos reeducar para sermos menos consumistas e mais próximos da natureza", defende.
"O governo tem que legislar para obrigar o comerciante a identificar nas prateleiras os produtos que usam agrotóxicos e o quanto está presente no produto, pois a olho nu a população não tem como identificar", reivindica o professor, que comenta a existência de um projeto que propõe que o restaurante universitário da UFBA use apenas produtos isentos de agrotóxicos.
O professor destaca, nesse sentido, a importância de se divulgar essas informações na imprensa para que a população tenha o direito de escolha. "Na UFBA, vários professores fazem estudo acerca do uso dos agrotóxicos e nossa intenção é unir esses estudos no próximo ano para unir esforços em tono do esclarecimento dessa temática à sociedade".

É saudável comer peixe durante a gravidez


Recomendações sobre peixes para grávidas
A agência norte-americana FDA recomenda que as mulheres grávidas comam não mais do que duas porções de peixe por semana, e evitem a maioria dos peixes grandes, em razão do eventual maior acúmulo de metil mercúrio.
Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde e a Organização para Alimentação e Agricultura lançaram recentemente um comunicado conjunto enfatizando os benefícios da ingestão de peixe pelas mulheres grávidas e mães que estão amamentando.
Segundo as duas entidades, a falta do consumo de peixe pode ter um forte impacto negativo no desenvolvimento cerebral do bebê.
Essas mensagens conflitantes deixam as mães sem saber o que fazer.
Para tentar dirimir as dúvidas, cientistas da Universidade de Rochester (EUA) fizeram avaliações nutricionais detalhadas em 225 mulheres grávidas, e depois monitoraram o desenvolvimento da fala e da inteligência de seus filhos durante vários anos.
Mamãe, coma peixe
"Este estudo mostra que não há efeitos adversos da exposição pré-natal ao mercúrio dos peixes em crianças de 5 anos de idade em 10 indicadores de desenvolvimento, quando ajustados para os níveis maternos de ácidos graxos poli-insaturados. De fato, encontramos associações positivas entre esses nutrientes e o desenvolvimento da linguagem infantil," disse o Dr. Phil Davidson, líder do estudo.
O estudo foi feito na República das Seychelles, no Oceano Índico, onde as mulheres consomem em média 10 vezes mais peixes do que as mulheres ocidentais - lá, os peixes têm os mesmos níveis de metil mercúrio do que os vendidos nos supermercados dos EUA.
Quanto maior é o nível dos ácidos graxos ômega-3 nas mães - derivados da ingestão de peixes - melhor é o desenvolvimento da fala de seus filhos.
"Com base em nossos resultados, podemos afirmar que os efeitos benéficos do consumo de peixes durante a gravidez mais do que compensam quaisquer efeitos adversos do metil mercúrio," disse o Dr. Sean Strain, idealizador do estudo.

142 municípios do RN atingidos pela seca são atendidos nas linhas de créditos emergenciais



O Comitê de Combate à Seca se reuniu mais uma vez no final da tarde desta segunda-feira (14) para avaliar as ações realizadas até o momento pelo grupo. Segundo dados apresentados pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Rio Grande do Norte é o quarto Estado do em liberação de linhas de crédito. O valor contratado aqui no Estado por agricultores familiares de 142 municípios, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ultrapassa os R$ 138 milhões.
No ano passado, o MDA entregou 26 retroescavadeiras a municípios que se encontram em estado de emergência e, na segunda etapa prevista para este mês, serão entregues outras 22 máquinas. As retroescavadeiras são usadas para melhorar as condições das estradas vicinais e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar. A meta é que até o final do ano 154 máquinas sejam entregues no RN.
O representante do Exército comunicou que 103 municípios potiguares continuam sendo beneficiados com a operação carro pipa do Exército, contemplando mais de 216 mil pessoas.
O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Acioli se mostrou preocupado com a possibilidade da seca continuar em 2013, uma vez que a previsão dos institutos de meteorologia é que a situação não seja diferente do ano passado. “Precisamos convidar a Cruz Vermelha para participar do nosso Comitê. A instituição tem todo preparo para prestar assistência comunitária caso seja necessário. Com as previsões de mais um ano sem chuva, precisamos estar preparados”, disse.
O secretário Gilberto Jales, titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) comunga do pensamento do Coronel Acioli. “Precisamos estar preparados para o pior”. Gilberto Jales informou que 72 poços estão aptos para funcionar. Desses, 22 já estão instalados, entre eles os dos municípios de Luiz Gomes, Pau dos Ferros e Venha Ver. “Demos um prazo a empresa que está fazendo reparos para que até a segunda semana de fevereiro os poços restantes estejam prontos. Todo esforço continua no sentido de levar água às comunidades que sofrem com a estiagem”, concluiu.
Nova imagem

PIADA DO DIA, ROTINA



untitledMarido e mulher estão deitados na cama. Então, ela sente a mão dele acariciando o ombro dela:
— Ah, que sensação gostosa.
A mão vai descendo e e passa pelos seios dela:
— Nossa, querido, isso é maravilhoso!
A mão dele então passa entre as coxas dela...
— Oh, amor, não pára.
De repente, ele pára:
— Amor, por que você parou?
— Ah, já achei o controle remoto...

Receita deposita hoje restituições do primeiro lote da malha fina do IR



A Receita Federal deposita hoje (15) as restituições do primeiro lote residual multiexercício do Imposto de Renda Pessoa Física, referente aos anos entre 2012 e 2008. Neste lote, serão contemplados 107.094 contribuintes, que recebem R$ 198 milhões em restituições. As correções, baseadas na variação da taxa Selic, variam de 6% a 47,43%. O contribuinte que deseja saber se teve sua declaração liberada deve acessar a página da Receita ou consultar o Receitafone no número 146.
De todas as declarações feitas em 2012, serão creditadas as restituições de 79.484 contribuintes, totalizando R$ 144.471.523,86, já com a taxa Selic de 6%, referente ao período entre maio do ano passado e janeiro deste ano. Para o excercício de 2011, R$ 27.124.552,02 serão creditados a 11.513 contribuintes, já com a taxa Selic de 16,75% somada, referente ao período de maio de 2011 a este primeiro mês de 2013.
Do lote residual do exercício de 2010, serão creditadas restituições para 6.781 contribuintes, totalizando R$ 12.560.459,67, já acrescidos da taxa Selic de 26,9%, entre maio de 2010 e janeiro de 2013. Em relação ao lote residual de 2009, serão creditadas restituições para 4.613 contribuintes, totalizando R$ 7,310.444,26, já com a taxa Selic de 47,43%, referente ao período entre maio de 2009 e janeiro de 2013.

Mais de 88% das vagas do SiSU para a UFRN são ocupadas por potiguares



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), na tarde desta segunda-feira, 14, informações a respeito dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Durante uma entrevista concedida à imprensa, o pró-reitor adjunto de Graduação, Adelardo de Medeiros, mostrou que quase 90% das vagas do SiSU para UFRN foram ocupadas por residentes do Rio Grande do Norte.
De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, 88,2% dos candidatos que se inscreveram no SiSU residem no Rio Grande do Norte. “Esse dado mostra que mesmo sendo uma seleção nacional, a maioria dos estudantes que escolheu a UFRN é daqui” disse.
Para Adelardo de Medeiros, também houve uma boa distribuição entre os campi e os municípios. “Aqui no Campus Central temos uma grande concentração de estudantes da área metropolitana, já nos campi do interior foram selecionados mais candidatos de lá”, explicou.
O pró-reitor adjunto considera ainda que as notas para a UFRN foram altas. “A média é 500, mas todos os cursos da Universidade estão com nota acima de 600”. Os cursos com maiores notas registradas foram Psicologia, Química do Petróleo e Tecnologia da Informação.
O primeiro lugar geral do SiSU foi o candidato Luis Felipe Bezerra Lopes, com a nota 812,30 para o curso de Psicologia. O segundo lugar geral foi Ana Eloisa Melo Novaes, com nota 809,60 para a graduação de Química do Petróleo; e o terceiro lugar geral foi Jacqueline Avelino Oliveira, com a nota 804,52 para Tecnologia da Informação.

Problemas do hospital de Currais Novos voltam à mídia estadual



Infelizmente o Hospital Regional de Currais Novos “Dr. Mariano Coelho” e Hospital “Padre João Maria” voltaram a ser matéria no RN TV 2ª EDIÇÃO da InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo no RN, nesta segunda-feira (14), mostrando as dificuldades por que passa a unidade hospitalar, problemas que se arrastam há muito tempo.
Atraso 
O médico Eduardo Pontes foi entrevistado, lamentando a falta de providências para que o hospital funcione a contento. Salientou entre os problemas, que nem o governo do estado nem o Padre João Maria têm pago as diárias.
Repasse 
À reportagem, o prefeito Vilton Cunha afirmou que o hospital é gerido pelo governo do estado e que o município repassa R$ 55 mil mensais, para o atendimento de urgência.

Nomeada Comissão de Defesa Civil de Cerro Corá



Através de PORTARIA Nº 009/2013-GP de 10 de janeiro de 2013, o prefeito de Cerro Corá Raimundo Borges (Novinho) nomeou o CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL:
Executivo Municipal:
Raimundo Marcelino Borges
Maria de Fátima Melo
Clodoaldo Cândido da Silva
Maria das Graças de Medeiros Oliveira
Sind. Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – SINTRAF
Maria Zildete da Silva
Associação de Reforma Agrária (ASSENTAMENTO SANTA ROSA)
Jeová Tomaz da Silva
Igreja Católica
Francisco de Assis Alves

Dilma sanciona lei que prorroga concessões e reduz conta de luz



20130109065557_cv_dilma_gdeA presidente Dilma Rousseff sancionou com seis vetos o projeto de lei de conversão à Medida Provisória 579, que dispõe sobre as concessões de energia elétrica e reduz os encargos setoriais para permitir energia mais barata ao consumidor. A meta é de uma redução de 20,2% nas contas de luz neste ano. De acordo com o texto, as concessões de energia elétrica poderão ser prorrogadas uma única vez, a critério do poder concedente, pelo prazo de até 30 anos.
Entre os vetos estão duas condições impostas para a prorrogação da concessão: a submissão aos padrões de saúde e segurança no trabalho e de respeito aos direitos e garantias dos consumidores a serem definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela legislação vigente e a definição pela Aneel das atividades acessórias que poderão ser executadas com terceiros.
Na avaliação do Ministério de Minas e Energia, a proposta pretendia atribuir à Aneel competência estranha à sua finalidade institucional. Ressalta ainda que essas questões já estão garantidas pela legislação trabalhista e de defesa do consumidor.
A presidente vetou também o dispositivo que permitia a devolução da Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica aos empreendedores. Para o Ministério da Fazenda, isso “desvirtua a vinculação do produto da arrecadação da atividade que deu causa à sua instituição”.

Análise do hálito pode identificar infecções no pulmão



mau-halitoA análise do hálito de um paciente pode detectar bactérias do pulmão e diagnosticar infecções em minutos, ao invés das semanas geralmente necessárias para exames usuais com o mesmo objetivo.
O diagnóstico de infecções desse tipo tradicionalmente envolve a coleta de uma amostra que é usada para o cultivo da bactéria em laboratório.
A bactéria é então testada e classificada, para que os especialistas possam avaliar qual o antibiótico mais adequado para o tratamento.Já o método que analisa o hálito é bem mais rápido e menos invasivo, segundo os pesquisadores.
Esta é mais uma em uma série de pesquisas que mostram uma nova abordagem para o diagnóstico de doenças:Já existem vários equipamentos sendo aprimorados para realizar o diagnóstico, uma família de sensores comumente conhecida como narizes eletrônicos.
Os cientistas da Universidade de Vermont (EUA) analisaram compostos orgânicos voláteis (VOC, na sigla em inglês) detectados no hálito que é exalado, vindo dos pulmões.
Com estes compostos, eles podem identificar bactérias diferentes e também variedades diferentes da mesma bactéria.
Os compostos no hálito foram analisados usando uma técnica chamada espectrometria de massa secundária com ionização por eletro-aspersão (SESI-MIS, na sigla em inglês), que é capaz de detectar elementos extremamente pequenos presentes no hálito.

Dez anos depois, população pobre do País permanece refém dos programas de renda



Brasil-Politica.

Implantados há uma década, os planos de combate à miséria dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff têm registrado sucesso em dois aspectos: a ampliação dos benefícios de transferência de renda à maioria das famílias mais necessitadas, garantindo alívio imediato, e a melhoria de indicadores sociais.
Eles patinam, porém, quando se trata de aumentar as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.
Uma das cidades que simbolizam essas políticas, Guaribas, no interior do Piauí, espelha tal realidade, conforme constatou a reportagem do Estado.

Foi ali que, em fevereiro de 2003, logo após a posse do presidente Lula, o então ministro do Combate à Fome, José Graziano, formalizou o lançamento do Programa Fome Zero, proposta de campanha de Lula que prometia erradicar a fome no País a partir de uma série de ações coordenadas.A escolha para o lançamento era precisa. Tratava-se da mais miserável das cidades do Piauí, o Estado mais pobre do Brasil.

Apartamento de Carla Ubarana volta a leilão no dia 1º de fevereiro



carla ubarana DNEstá marcado para o dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira, o início de uma nova rodada de leilões com o objetivo de vender apartamento entregue à Justiça pelo casal Carla Ubarana e George Leal, réus confessos no processo que apurou desvio de recursos no setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
Localizado na Rua Maria Auxiliadora, bairro de Petrópolis, em Natal, o imóvel tem aproximadamente 220 m² e está avaliado em R$ 663.380. O leilão será realizado às 10h, no auditório da Central de Avaliação e Arrematação da Comarca de Natal, localizado na Rua Pastor Manoel Leão, sem número, em Neópolis.
O lance inicial mínimo para arrematação do imóvel não poderá ser inferior ao valor da avaliação. Caso esse montante não seja alcançado, um novo leilão será realizado no dia 18 de fevereiro, no qual o lance mínimo inicial poderá ser 20% abaixo do valor da avaliação oficial.

Escola caicoense ganha destaca por projeto contra homofobia



escola homofobiaA revista Pátio destacou a iniciativa da Escola Municipal Severina Brito da Silva, de Caicó (RN), os professores trabalham o conteúdo continuamente na sala de aula, conta o diretor Thiago Costa, destacando que toda forma de preconceito é combatida. Longe de ser tabu, a homossexualidade, assim como a discriminação racial e o bullying, é abordada periodicamente, no chamado dia de estudo. É quando os professores e a direção reúnem-se, relatando as dificuldades em sala de aula e discutindo as soluções.
Também nas atividades recreativas da escola são ensinados princípios de respeito mútuo. No Carnaval, por exemplo, Caicó tem como tradição o Bloco das Virgens, em que os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem. Na ocasião, aproveita-se a oportunidade para rea–lizar rodas de conversa sobre a sexualidade e as escolhas sexuais. O enfoque, segundo o diretor, é o respeito às escolhas pessoais de cada ser humano, com o intuito de valorizar o espírito de solidariedade, comunhão e respeito mútuo.
Para Thiago Costa, que estimula a participação dos 360 alunos e da comunidade no ambiente escolar, o fato de nunca ter acontecido um caso de homofobia na Escola Severina Brito da Silva demonstra que o tipo de abordagem está tendo êxito e que esse trabalho no ensino fundamental deve refletir-se positivamente no ensino médio. “É de extrema significância trabalhar, desde o princípio da vida escolar, o combate a toda forma de discriminação e violência, pois só assim podemos propiciar aos nossos alunos a construção de valores sólidos”, afirma o diretor. E acrescenta: “Espera-se que, quando jovens, eles ingressem no ensino médio conscientes dos princípios de cidadania que são tão necessários à prática democrática”.

PRF prende 19 pessoas por embriaguez ao volante no RN



prfA Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN) prendeu 19 pessoas que dirigiam sob o efeito de bebidas alcoólicas nas rodovias federais que cortam o estado entre a sexta-feira (11) e o domingo (13). Outros oito condutores foram detido por infrações diversas.
Equipes da PRF aplicaram 562 testes de alcoolemia, resultando na autuação de 46 condutores. Quatro pessoas foram submetidas a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por entregar veículo a pessoa não habilitada.
Em Natal e em Macaíba, na região metropolitana, foram recuperados dois automóveis e presos cinco homens por roubo e receptação de veículos roubados.

Caicó: MP quer fiscalizar contratações para o Carnaval 2013



A Promotoria de Justiça da Comarca de Caicó instaurou inquérito Civil Público para fiscalizar as contratações realizadas para o Carnaval 2013, tendo em vista a proximidade do evento que integra o calendário festivo do Município e a utilização de recursos públicos.
A Portaria de instauração do Inquérito Civil Público alega que algumas contratações, a exemplo das bandas, são realizadas por meio de intermediários, contrariando a Lei de Licitações (8.666/93), que em seu artigo 25, inciso III,  diz que “é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: (…) III – para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”.
O promotor de Justiça da Comarca, Diogo Maia Cantídio, requisitou ao município, no prazo de 48 horas, que encaminhe cópia da programação do evento, indicando a data, o horário e as atrações contratadas, e ainda cópia dos processos licitatórios e dos eventuais procedimentos de inexigibilidade ou de dispensa de licitação referentes a todas as contratações realizadas para a organização do Carnaval 2013 (bandas, banheiros químicos, palco, som, iluminação, camarotes e alimentação).

Macau contará com nova Central do Cidadão



rosalba central
A cidade de Macau contará com uma nova Central do Cidadão. A governadora Rosalba Ciarlini, que cumpriu agenda na cidade com assinatura da Ordem de Serviço para a construção da ponte sobre o Riacho dos Cavalos, aproveitou a visita ao município nesta segunda-feira (14), para vistoriar os prédios cotados para a instalação da nova Central do Cidadão na cidade.
Acompanhada do secretário de Estado adjunto de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz Costa, a governadora Rosalba Ciarlini visitou três prédios no centro da cidade, que atendem às especificações necessárias para a instalação de um equipamento para atendimento ao público.
De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a cidade de Macau, que é polo econômico e de serviços para a Região, terá a reabertura da Central do Cidadão ainda no primeiro semestre de 2013.

Vereador de Currais Novos poderá concorrer à presidência da Federação de Câmaras do RN



izinho brandãoA região do Seridó pode lançar o nome do presidente da Câmara de Currais Novos, Izinho Brandão (PSB), na disputa pelo comando da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM RN).
Ele confirmou o convite feito por presidentes dos poderes legislativos da região, mas antes terá uma reunião a presidente estadual do seu partido, vice-prefeita Wilma de Faria, para comunicar a intenção de se candidatar à presidência da FECAM.

Chove em 31 municípios potiguares



foto chuvaDeu na Tribuna do Norte:
Depois de meses de calor e seca,  a Emparn registrou ocorrência de chuvas em 31 municípios do Rio Grande do Norte durante o final de semana.  As maiores chuvas foram em Nísia Floresta (29,6mm), Touros (24,0mm), Serrinha (22,9mm) e Natal (17,2mm). E a previsão é de mais chuvas para os próximos dias.
“No final de semana as chuvas se concentraram mais no Litoral e no Agreste. A previsão para os próximos dias é predominância de tempo parcialmente nublado em todas as regiões com ocorrência de pancadas de chuva. Vai chover no interior também, mas no horário de tarde e noite. As chuvas devem aumentar a partir da quarta-feira”, disse o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
Ainda de acordo com Bristot, essas chuvas não são sinais de que o inverno será bom para o Estado.  Ele explicou que como o mês de janeiro faz parte da pré-estação chuvosa é comum que aconteçam essas precipitações de verão.
Apesar das chuvas do final de semana terem atingido 31 municípios do RN, aqueles em que a situação da seca é mais complicadas pouco choveu. De acordo com o boletim da Emparn, de sexta-feira (11) até a a manhã desta segunda (14) só foi registrada ocorrência de chuva em três município do Oeste Potiguar. São eles: Janduís (8,6mm), Martins (2,1mm) e Patu (1,0mm). Na mesorregião Central Potiguar choveu apenas em Cerro Corá (5,3mm). No Agreste Potiguar, choveu em 17 municípios, com precipitação que variou de 22,9mm (Serrinha) a 4,7mm (Lagoa Salgada).
Nos dia 23 e 24 de janeiro meteorologistas da região Nordeste vão se encontrar em Fortaleza para discutir acerca da previsão climática da região. Em reunião que aconteceu em dezembro, meteorologistas de vários estados reunidos em Campina Grande, chegaram à conclusão de que o período de janeiro a março de 2013 terá um regime de chuvas “entre normal e abaixo do normal”. Essa reunião faz parte de uma série de encontros entre meteorologistas, pesquisadores e técnicos acerca da previsão climática para o semiárido.

PSDB assegura apoio a Henrique na disputa pela presidência da Câmara



bruno araujoO líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), afirmou que o apoio da sigla à candidatura do líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), à presidência da Câmara está mantido mesmo após as denúncias publicadas neste fim de semana.
“No momento, não há nenhum elemento objetivo que mude o entendimento nosso em relação à posição sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara”, disse Araújo. “Não identificamos nada que mude o rumo do apoio ao Henrique Eduardo Alves. O apoio está mantido mediante das coisas que estão postas”.

Assessor de Henrique na Câmara pede demissão



aluizio dutraA Agência Estado noticiou que empresário Aluizio Dutra de Almeida, assessor do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), pediu demissão ontem. Henrique Alves é o favorito na disputa para a presidência da Câmara para o próximo biênio. A eleição será no dia 1º de fevereiro. Concorrem também os deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES).
De acordo com notícias da Folha de S.Paulo, publicadas no domingo e ontem, o assessor é sócio da Bonacci Engenharia e Comércio Ltda, uma empresa que recebeu dinheiro público de emendas parlamentares do próprio Henrique Alves. Pelo menos três prefeituras do Rio Grande do Norte contrataram a empresa por meio de emendas apresentadas Henrique Alves ao Orçamento Geral da União. Também foi divulgado que o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), controlado por Henrique Alves, repassou mais R$ 1,2 milhão para a Bonacci Engenharia por meio de convênios com prefeituras. Aluizio Dutra é tesoureiro do PMDB do Rio Grande do Norte. Ele trabalhava com o líder do PMDB desde 1998.
“Diante dos questionamentos suscitados pela imprensa envolvendo o meu nome como sócio quotista de empresa na qual nunca exerci função de gerência e embora os atos questionados tenham sido praticados através de licitação e fiscalizados pelos órgãos de controle estatal, como CGU e TCU, pedi minha exoneração do cargo, em caráter irrevogável”, destacou o ex-assessor na carta de demissão.

Deputado diz que “silêncio de Henrique faz mal”



miro teixeiraPara o deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), as denúncias contra o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) “causam danos” e ainda “vão causar problemas” na candidatura dele à presidência da Câmara Federal.
No fim de semana, o principal candidato à presidência da Câmara foi alvo de denúncias de desvio de verba por meio de emendas parlamentares usando a empresa de um funcionário lotado no seu gabinete, em Brasília.
Um dos mais experientes deputados de Brasília, em sua décima legislatura, Miro Teixeira diz apoiar a candidatura de Henrique Eduardo Alves. Ele ressalta que “ainda mantém o voto”, já que as denúncias não o fizeram mudar de ideia. Mas destaca que os esclarecimentos são essenciais e “devem vir logo”.
Ao Brasil 247, o parlamentar destacou que ainda não é possível saber o tamanho do estrago eleitoral das denúncias, mas enfatizou que uma explicação do peemedebista é essencial nesse momento. “Com o silêncio, o que resulta é o boato. Quem tem vida pública é obrigado a falar. Sou a favor do esclarecimento dos fatos. O silêncio de Henriquinho faz mal a ele próprio”.

Garoto de 02 anos morre eletrocutado em Currais Novos




Currais Novos-RN-Policial.


Uma tragédia foi registrada na tarde desta segunda (14), na Rua Vivaldo Pereira Sobrinho, Bairro Parque Dourado II, em Currais Novos.
O garoto José Edson dos Santos Marinha de apenas 2 anos, morreu eletrocutado em sua própria residencia
De acordo com as palavras da  mãe do garoto que encontrava se estava em estado de choque, à mesma lavava roupa no quintal da casa e usava uma extensão elétrica que estava molhada e num minuto de distração o garoto pegou na extensão e sofreu a descarga elétrica.
Ela acrescentou que a extensão chegou a ser tirada da tomada e o garoto ainda ficou consciente por alguns minutos até ser socorrido para o Hospital Regional de Currais Novos, onde veio a óbito minutos depois.

Mesmo após denuncias, Dilma e Temer mantêm apoio aos candidatos Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros



A presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer reafirmaram em encontro ontem os nomes indicados pelo PMDB para presidir Câmara e Senado a partir de fevereiro, em conformidade com o acordo firmado entre PT e PMDB, as maiores bancadas do Congresso Nacional. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, não foram debatidas durante a reunião as recentes denúncias publicadas na imprensa envolvendo os favoritos para os postos - Renan Calheiros (PMDB-AL), que deverá assumir o comando do Senado, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) o da Câmara.
Reservadamente, Temer avalia que já era esperado o bombardeio voltado para Renan e Henrique Eduardo Alves, em função dos postos que pretendem assumir, mas que as denúncias, sobretudo envolvendo o deputado, não foram suficientes ainda para abalar a candidatura.