sexta-feira, janeiro 11, 2013

Mau atendimento a analfabeto no BB de Caicó causa polêmica nas redes sociais



Um mau atendimento realizado por um funcionário do Banco do Brasil na cidade de Caicó, virou polêmica e um dos assuntos mais comentados nas redes sociais por internautas de Caicó e região. O fato foi relatado por uma jovem que estava no momento do fato, no mínimo, revoltante.
Veja o desabafo postado no Facebook por Clícia Medeiros:
“A partir de hoje quando eu passar naquela porta do Banco do Brasil em Caicó, já irei de câmera ligada. O que presenciei hoje foi revoltante: Precisei ir com minha tia até o banco recadastrar sua senha do cartão, quando chegamos a mesa do atendimento (MESA 1), ao mesmo tempo chegou um senhor aparentemente de 70 anos de idade que queria recuperar a senha do seu cartão para sacar no caixa eletrônico, pois havia perdido. Como ele mora na Zona Rural de São José do Seridó, depende do transporte que o conduz até a sua cidade que saia as 14:20hs, cedemos a nossa vez para que ele pudesse ser atendido rapidamente e concluísse o seu objetivo. O funcionário não pediu que o cliente se acomodasse, deixou ele esperando de pé e foi até o andar de cima, quando retornou ao birô, resolveu o problema de outro funcionário. E ai começou a atender o senhor, ainda de pé:
Funcionário: Qual o seu problema Senhor?
Senhor: Queria a senha do caixa (ele não soube se expressar direito)
Eu: Expliquei ao funcionário que ele queria recuperar a sua senha do cartão para sacar.
Funcionário: Você deveria pedir a senha do Cartão e não do Caixa, Senha do Caixa é adquirida lá fora. (Com tom de arrogância)
Senhor: Me desculpe SENHOR, é que eu sou analfabeto e não entendo direito as coisas.
Eu: Não pense assim não senhor, eu sou formada, mas em algumas situações também não consigo me expressar direito, isso é normal. (Tentando aliviar a situação)
O Funcionário se ausentou novamente e nesse intervalo as lagrimas desceram dos seus olhos e sua boca tremia, aquilo me doeuuuuuuuuuuuu tanto que esperei ele terminar o processo, deixei minha tia sendo atendida e fui atras dele, que ainda estava com lagrimas no olhos.
Eu: Senhor, eu vi a forma como o senhor foi atendido.
Ele: É porque eu sou analfabeto e não sei direito as coisas.
Aquilo me deixou indignada, peguei os dados dele, e vou entrar em contato com a ouvidoria, hoje não, pois já encerrou, mas amanha sera o meu primeiro bom dia e o que eu espero, é que, no mínimo, o funcionário (se é que o lugar dele é lá mesmo!) peça desculpas a esse senhor. E que vou fazer de tudo pra isso, pois não admitia que fizessem isso com meu pai, e não vou deixar que façam com ele, mesmo não sabendo quem ele seja. Como diz minha vizinha, lá tem que ser disponibilizados atendimento para ricos e para pobres, só assim tínhamos a certeza que seriamos atendidos corretamente!
Desabafo do dia!
A postagem já foi curtida, comentada e compartilhada por milhares de pessoas.
Do blog da Meiriely Chacon: Indignada, revoltada, emocionada… Isso não pode ficar em pune.
Queria pegar esse senhor, dar um abraço nele e dizer que mesmo analfabeto, ele é muito mais que qualquer pessoa formada que tenha tamanha arrogância. 
Fonte: Meiriely Chacon

Prefeitos do Seridó em Brasília (DF)



Muitos prefeitos do Rio Grande do Norte estão se organizando com o objetivo de viajar para Brasília (DF) entre os dias 28 e 29 deste mês. É que lá vai acontecer nesse período o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas.
Quatro itens serão apresentados pelos principais ministério e instituições: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano e participação social e cidadania.
Os prefeitos do Seridó já se organizam com vontade.

Nordeste corre o risco de racionamento de energia



VelasAcesasO Brasil corre o risco, sim, de racionamento de energia, em especial o Nordeste. A confirmação já foi dada a presidente Dilma Rousseff por especialistas em tom de alerta. Os técnicos disseram que não há previsão de muitas chuvas para este ano, num quando excepcional no estado dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica, e das cinco usinas de Paulo Afonso.

Vereador denuncia programação de doação de medicamentos no município de São Francisco do Oeste



raimundo PTO vereador Raimundo Souza (PT), mais conhecido por Raimundo da Farmácia, denunciou o “Programa Medicação em Casa”, da secretaria municipal de Saúde de José da Penha. Ele disse que o projeto não passa de uma grande fraude.
Segundo o vereador, essa situação pode causar um prejuízo enorme na gestão da prefeita Antônia Gildene. Raimundo afirmou que a secretaria de Saúde serve como uma espécie de intermediária no fornecimento de medicamentos a diabéticos e hipertensos, já que os remédios seriam fornecidos por uma farmácia em José da Penha.
“Pela Legislação que disciplina o Programa da Farmácia Popular do Governo Federal é proibido à distribuição de medicamentos por terceiros, somente o paciente pode receber os medicamentos no balcão das farmácias conveniadas apresentando requisição médica e documento de identificação”, disse o vereador.
O vereador protocolou duas denúncias junto ao Ministério da Saúde, uma contra a secretaria municipal de Saúde e a outra contra a farmácia envolvida no esquema, para que sejam apurados os atos praticados.
“Usaram de má fé, pois aproveitaram os agentes de saúde para fazer o cadastro dos pacientes, solicitaram cópias de todos os documentos pessoais dos pacientes e ainda fraudavam a requisição médica sem o médico nem se quer ver o paciente, fiquei sabendo através de alguns pacientes que se sentiram constrangidos com o fato” explicou Raimundo.

Rede de Escolas Técnicas do SUS, do Ministério da Saúde, disponibiliza cursos de nível médio para trabalhadores de diversas áreas da Saúde. São 36 escolas distribuídas pelo país



O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece formação e qualificação técnica de nível médio gratuitamente aos trabalhadores da área de saúde. Os cursos são disponibilizados por uma rede de 36 escolas públicas espalhadas pelo país. A Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) oferta habilitação técnica (formação de auxiliares e técnicos), formação inicial e continuada, qualificações e especializações. 

A RET-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, enfatiza a importância da formação e qualificação dos trabalhadores de nível médio para o SUS. “O funcionamento de um sistema de saúde não se resume à atuação do médico e de outros profissionais de nível superior. Os trabalhadores de nível médio também têm um papel de grande importância. Ao lado de todo médico, enfermeiro, dentista, nutricionista, existem vários técnicos e auxiliares realizando atividades vitais para o bom funcionamento do serviço”, esclarece. 

As instituições que compõem a RET-SUS estão presentes em todas as unidades federadas, sendo 33 delas estaduais, duas municipais e uma federal. As escolas oferecem cursos em áreas como Enfermagem, Farmácia, Radiologia, Nutrição e Dietética, Vigilância em Saúde, Saúde Bucal, Hemoterapia, Citopatologia, entre outras. 

O público-alvo de cada curso é definido pela instituição que o disponibiliza – alguns são abertos ao grande público, e podem ser realizados por qualquer pessoa com interesse em trabalhar na área de saúde. Outros são destinados a trabalhadores que já atuam em serviços de saúde do SUS e querem aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Os profissionais interessados precisam entrar em contato diretamente com as escolas para verificar a disponibilidade de cursos, turmas e vagas. 

INCENTIVO –O Ministério da Saúde financia diversos cursos oferecidos pelas escolas da RET-SUS, por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). O objetivo é ampliar e qualificar a força de trabalho do SUS, contribuindo para a melhora da Atenção Básica e da Atenção Especializada na rede pública de saúde. 

De 2009 a 2011, foram financiadas pelo programa cerca de 53 mil vagas em cursos e qualificações técnicas em todas as unidades da federação, com foco em áreas prioritárias para o SUS. 

O Ministério da Saúde liberou recursos para Vigilância de Zoonoses

ecursos serão usados para a compra de equipamentos e operacionalização das ações relacionadas à vigilância das zoonoses 

O Ministério da Saúde liberou recursos que deverão ser aplicados no fortalecimento de ações de vigilância de zoonoses (doenças transmitidas entre pessoas e animais), das doenças de transmissão vetorial – como Chagas, por exemplo –, e também de agravos causados por animais peçonhentos, como os decorrentes de acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes. A portaria publicada na última quarta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU) autoriza o envio de R$ 3,6 milhões para 11 capitais brasileiras e o Distrito Federal. 

Os recursos serão usados pelas cidades para a compra de equipamentos e operacionalização das ações relacionadas à vigilância das zoonoses, transmissão vetorial e acidentes com animais peçonhentos. O repasse será feito em parcela única visando à prevenção, proteção e promoção da saúde humana. A manutenção dos equipamentos será de responsabilidade dos municípios e DF. 

O repasse da verba, de acordo com a portaria, foi definido a partir de dois critérios: área de risco para raiva humana e as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014, onde existem Centros de Controle de Zoonoses. 

Os centros são unidades que atuam na prevenção, controle e diagnóstico das zoonoses urbanas, como dengue, raiva, leishmaniose e leptospirose. São desenvolvidas ainda ações de proteção animal, como vacinação de cães e gatos. 

PORTARIA Nº 2.680 

SP/ São Paulo - 370.000,00 

BA/ Salvador - 320.000,00 

DF/ Brasília - 320.000,00 

CE/ Fortaleza - 295.000,00 

MG/ Belo Horizonte - 295.000,00 

AM/ Manaus - 295.000,00 

PR/Curitiba - 295.000,00 

PE/ Recife - 295.000,00 

RS/ Porto Alegre - 295.000,00 

MA/ São Luís - 295.000,00 

RN/ Natal - 295.000,00 

MT/ Cuiabá - 230.000,00 

Total 3.600.000,00 

COPA DO MUNDO – O Ministério da Saúde coordena a Câmara Temática de Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). 

Entre os objetivos desta Câmara destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes. 

As ações de vigilância em saúde nos eventos de massa foram tema de palestra durante a IX Reunião da Câmara Temática de Saúde, realizada em outubro, em Salvador (BA). O evento, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com municípios e estados, teve como foco, o debate para a construção do plano operativo de saúde para a Copa das Confederações como preparação para a Copa do Mundo de 2014. 

LABORATÓRIO - Outra portaria publicada divulgada na última quarta-feira no DOU, autoriza o envio de R$ 390 mil para equipar o Laboratório de Fronteira de Brasiléia, no Acre. Os recursos serão transferidos para o Fundo Estadual de Saúde. A liberação da verba ocorreu após a verificação de danos causados pelas enchentes no mês de fevereiro deste ano. Assim, os recursos servirão para a compra de equipamentos para o laboratório. 

O Laboratório de Fronteira de Brasiléia é uma unidade especializada no exame laboratorial para doenças como dengue, malária, leshmaniose e febre amarela. E faz parte do Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras (SIS Fronteiras), que é um projeto do Ministério da Saúde para a integração dos sistemas de saúde que prestam atendimento à população com países que fazem fronteira com o Brasil. 

A ideia é racionalizar e melhor planejar a organização dos serviços e sistemas de saúde, sobretudo, na atenção básica e emergencial para uma população flutuante fronteiriça. 


Por Amanda Costa, da Agência Saúde – Ascom/MS 
(61) 3315-3580/3989 

Municípios receberam primeira parcela do FPM com 15% de reajuste, no comparativo com janeiro de 2012


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), informou que de acordo com os calculos a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios que foi creditada hoje chega com um crescimento de 15,9%, em termos reais, em comparação com o primeiro decêndio de janeiro do ano passado. Apesar deste resultado, a CNM explica que o crescimento se deve ao repasse reduzido do início do ano anterior – 2012.

Isso ocorreu porque em janeiro do ano passado o governo federal concentrou a restituição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas, e fez com que o IPI líquido para o FPM fosse praticamente zerado naquele mês. O primeiro repasse do FPM em 2013 não alcançou, por exemplo, o de 2011, quando houve um bom desempenho do Fundo: R$ 2,811 bilhões.

Políticos envolvidos em escândalos viram máscara para o carnaval




Os personagens de escândalos políticos recentes vão “dar as caras” no carnaval deste ano em Pernambuco. Do julgamento do mensalão à operação Porto Seguro e, lógico, a vassourada da presidente Dilma Rousseff (PT) nos ministérios. Todos “homenageados” com máscaras. As mais procuradas no comércio são as do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
O julgamento do mensalão resultou na condenação de 25 dos 37 réus do processo que apurou a compra de parlamentares no primeiro mandato de Lula e colocou em evidência Joaquim Barbosa. O presidente do Supremo, apontado como algoz dos mensaleiros, inclusive, não raro tem a máscara dividindo espaço nas prateleiras com o ex-ministro José Dirceu (PT), condenado por seu suposto envolvimento no esquema.

Criança de 4 anos é internado vítima de espancamento



Mossoró – RN-Policla.

Um menino de 4 anos de idade deu entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia  (HRTM) em Mossoró (RN), no final da tarde dessa quarta-feira (09) vítima de espancamento.   A criança chegou à unidade acompanhada pela mãe, de 26 anos, que disse não saber o que aconteceu com o filho.
Segundo Edicleide, na quarta-feira havia saído de casa para fazer as matrículas dos outros filhos em uma escola em Mossoró e quando chegou em casa encontrou o filho machucado.
Edicleide tem mais quatro filhos e reside no Assentamento Paulo Freire, zona rural de Mossoró. Segundo o boletim médico registrado no Hospital Tarcísio Maia, a criança apresentou claros sinais de espancamento. Informações colhidas pela reportagem no próprio hospital foram que o menino tinha hematomas pelo corpo, arranhões no rosto, olho esquerdo roxo e lesão nos testículos.

METADE DA COMIDA PRODUZIDA NO MUNDO É JOGADA FORA


Quase metade dos alimentos produzidos no mundo, ou 2 bilhões de toneladas anuais, têm como destino o lixo, segundo um relatório publicado nesta quinta-feira, 10, por uma organização britânica que pediu urgência na luta contra este tipo de desperdício. 

Segundo a FAO, 1 bilhão de pessoas passam fome.A Instituição de Engenheiros Mecânicos avalia, em seu relatório, que este desperdício se deve a múltiplos fatores, incluindo a falta de estruturas adequadas, as rígidas datas de validade, as ofertas comerciais que obrigam a comprar em grandes quantidades e as manias dos consumidores. 

O estudo, que tem por título "Global Food, Waste Not, Want Not", enfatiza que entre 30% e 50% dos quatro bilhões de toneladas de alimentos que são produzidos anualmente no planeta nunca chegam a ser consumidos. 

Só no Reino Unido, até 30% dos cultivos de hortaliças não são colhidos porque sua aparência não cumpre com os critérios exigidos pelos consumidores. 

PISO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SERÁ DE R$ 1.567


O novo piso salarial dos professores do ensino básico das escolas públicas brasileiras será de R$ 1.567,00. É um aumento de 7,97% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 1.451,00. 

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (10) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.Em entrevista, o ministro disse que esse reajuste do salário dos professores está previsto em lei e leva em conta o crescimento do valor gasto pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) por aluno. 

Mercadante afirmou que entidades que representam prefeituras já avisaram que o aumento deste ano terá um impacto na receita total dos municípios de R$ 2,1 bilhões em 2013. 

O ministro observou, no entanto, que o Fundeb (que conta com recursos da União, Estados e municípios) terá R$ 8,9 bilhões a mais que em 2012. No ano passado, o reajuste chegou a 21%. Em 2014, segundo Mercadante, o aumento será maior que o deste ano. 


SEM ENERGIA



Câmara: candidatos têm esperança de 2º turno contra Henrique



henrique luzCláudio Humberto destacou que, em campanha pela presidência da Câmara, os deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES) tem espalhado pesquisa informal, realizada na última semana de trabalhos legislativos, que revela que, de 401 deputados ouvidos, o líder do PMDB, Henrique Alves, teria voto de 160. Se os dados estiverem corretos, Júlio, com 90 votos, e Rose, com 70, levariam as eleições a segundo turno.
Segundo dados da pesquisa, encomendada por Júlio Delgado, cerca de 81 deputados ainda estariam indecisos sobre seu candidato. Deputados do PMDB garantem que a pesquisa é enviesada. Na bancada, o cálculo é que Henrique Alves terá mais de 300 votos.

Coligações proporcionais poderão ser proibidas



2 Urna EletrônicaA partir de 2014, as alianças partidárias poderão limitar-se às eleições para Presidente da República, governadores, prefeitos e senadores. A inovação está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40/11, que está pronta para o primeiro turno de votação no Plenário do Senado. Uma vez aprovada a proposta, passarão a ser proibidas as chamadas coligações proporcionais, por meio das quais diversos partidos podem apresentar chapa comum nas eleições de deputados federais, estaduais e distritais, além de vereadores.
A PEC tem como primeiro signatário o senador José Sarney (PMDB-AP) e faz parte do conjunto de propostas nascidas da Comissão de Reforma Política do Senado. Em outubro de 2011, ela foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Pouco antes de sua votação em Plenário, porém, foram apresentadas quatro emendas. Em 13 de junho de 2012, a CCJ acolheu parecer contrário do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), às emendas de Plenário, cujo principal objetivo era o de preservar as coligações proporcionais. Desde então, a proposta está pronta para votação em primeiro turno.

Dilma veta na íntegra projeto sobre porte de arma



A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 87/2011 que previa o porte de arma, mesmo fora de serviço, a agentes e guardas prisionais, a integrantes das escoltas de presos e às guardas portuárias. O veto foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (10).
Na explicação do veto, dirigida ao presidente do Senado, José Sarney, a presidente Dilma informa que foram ouvidos o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que se manifestaram contra o projeto. As duas áreas alegaram que, se sancionado, o projeto implicaria maior quantidade de armas de fogo em circulação, “na contramão da política nacional de combate à violência e em afronta ao Estatuto do Desarmamento”.
Na justificativa para o veto, foi ressaltada também “a existência da possibilidade de se requerer a autorização de porte para defesa pessoal, conforme a necessidade individual de cada agente”.

Rosalba traça metas para melhorar a saúde no RN



rosalba concurso
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino e a Secretária Adjunta, Kátia Mulatinho estiveram reunidos, nesta quinta feira (10), com todos os Coordenadores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) para traçar metas e ações para o ano de 2013.
A Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, esteve presente e participou dos trabalhos, agradecendo o empenho e o esforço de todos na reconstrução e reorganização da secretaria. A Governadora afirmou que a Saúde é uma prioridade de Governo: “É uma área que eu me comprometi com o povo do Rio Grande do Norte a dar resultados”. E também mencionou os desafios enfrentados nos últimos dois anos.
“Uma coisa é começar ou continuar um trabalho bem feito, outra coisa é reconstruir, a partir do que encontramos, sem planejamento, sem recursos e com muitas dificuldades. Mas esses dois anos foram de aprendizado, vamos definir quais são as nossas prioridades, criando um sistema de cumprimento de metas mês a mês”, falou a governadora Rosalba Ciarlini.

Operação Pipa cobre 73% do RN



pipa TN
Dos 167 municípios do RN, 122 estão recebendo água de carros-pipa. Isso significa que 73% do Estado está com dificuldade de abastecimento. Desses, os municípios de João Dias, Antônio Martins, Luís Gomes, Equador, Serra Negra do Norte, Lagoa Nova e Equador dependem exclusivamente do abastecimento alternativo. Apesar das ações do Governo do Estado, a quantidade de cidades afetadas só aumenta. Em outubro do ano passado, a TRIBUNA DO NORTE publicou uma matéria mostrando que 97 municípios recebiam essa ajuda. De lá para cá, mais 25 entraram nessa lista.
O abastecimento alternativo é feito pelo Estado e o Exército. A Defesa Civil do RN contratou 31 carros-pipa e atende a 26.727 pessoas em 28 municípios com 31 carros-pipa. Já o Exército beneficia 94 municípios (199.198 pessoas) com 246 carros-pipa.
Outros cinco municípios – Tenente Ananias, Água Nova, Rafael Fernandes, Jardim de Piranhas e Umarizal estão esperando a reabertura do edital para a contratação de caminhões-pipa. Diante dessa necessidade, os órgãos públicos já estão com dificuldades para encontrar carros-pipa disponíveis.

Dos 167 municípios do RN, 122 estão recebendo carros-pipa e sofrem com efeitos da seca



A Tribuna do Norte de hoje destaca que dos 167 municípios do RN, 122 estão recebendo água de carros-pipa. Isso significa que 73% do Estado está com dificuldade de abastecimento. Desses, os municípios de João Dias, Antônio Martins, Luís Gomes, Equador, Serra Negra do Norte, Lagoa Nova e Equador dependem exclusivamente do abastecimento alternativo. Apesar das ações do Governo do Estado, a quantidade de cidades afetadas só aumenta. Em outubro do ano passado, a TRIBUNA DO NORTE publicou uma matéria mostrando que 97 municípios recebiam essa ajuda. De lá para cá, mais 25 entraram nessa lista.
O abastecimento alternativo é feito pelo Estado e o Exército. A Defesa Civil do RN contratou 31 carros-pipa e atende a 26.727 pessoas em 28 municípios com 31 carros-pipa. Já o Exército beneficia 94 municípios (199.198 pessoas) com 246 carros-pipa. Outros cinco municípios -  Tenente Ananias, Água Nova, Rafael Fernandes, Jardim de Piranhas e Umarizal estão esperando a reabertura do edital para a contratação de caminhões-pipa. Diante dessa necessidade, os órgãos públicos já estão com dificuldades para encontrar carros-pipa disponíveis. 

Momento tenso na Câmara, Luiz Almir pede para Amanda Gurgel esquecer o “seu nome”




Natal-RN-Politica.

Clima tenso na Câmara Municipal de Natal e não foi pelo debate sobre o número de cargos comissionados. Na verdade, o tema apenas suscitou o primeiro debate acalorado entre parlamentares.