sexta-feira, dezembro 21, 2012

Eleitores faltosos têm até 25 de abril para regularizarem situação em cartório eleitoral


Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às três últimas eleições tem até 25 de abril do próximo ano para regularizar a sua situação junto a um cartório eleitoral. A partir desta data, quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral terá o título cancelado.
Na sessão desta terça-feira (18), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução que estabelece prazos para execução dos procedimentos relativos ao cancelamento de inscrições e regularização da situação dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições.
Em 20 de fevereiro de 2013, os juízes eleitorais deverão afixar edital com a relação dos nomes dos faltosos. No entanto, o eleitor pode consultar a sua situação eleitoral atual no site do TSE.  A relação dos eleitores que tiverem o título cancelado será divulgada a partir de 14 de maio.
Para regularizar a sua situação, o eleitor faltoso deve procurar qualquer cartório eleitoral, apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor e pagar multa de R$ 3,50 por cada eleição a que faltou.

13º salário de servidor atrasará em 11% das prefeituras, diz pesquisa

Em meio à transição das administrações municipais, servidores de 11% das prefeituras do país receberão o pagamento do 13º salário com atraso, aponta estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgado nesta quinta-feira.
É o maior percentual desde 2006, segundo a entidade, quando o pagamento atrasou em 17,6% das cidades. O prefeito que não quitar a dívida até o fim do mandato e deixar despesas para o sucessor pode ficar inelegível.
Segundo a CNM, o índice rompe com a tendência de queda nos atrasos verificada nos últimos anos, o que pode ser explicado pelo grave crise financeira que está se abatendo nos municípios brasileiros neste final de mandato dos atuais prefeitos , fruto da desaceleração da economia e das desonerações tributárias promovidas pelo governo federal.
A legislação determina que o 13º salário seja depositado até hoje, 20 de dezembro. O pagamento pode ser feito em uma ou duas parcelas. De acordo com a pesquisa, a preferência dos prefeitos é pagar tudo de uma vez: 59,9% disseram quitar o benefício por meio de parcela única.
O maior percentual de atraso ocorre nas cidades que optaram pelo pagamento em parcela única --7,7% destas prefeituras afirmaram que atrasarão o depósito do 13º salário. Entre os que parcelaram o benefício, 0,4% ainda não quitaram sequer a primeira parcela, enquanto o restante já fez o pagamento; e a segunda parcela irá atrasar em 3,3% dos municípios.
A CNM consultou 60,5% dos 5.565 municípios brasileiros para elaborar a pesquisa. Segundo a entidade, o pagamento do 13º salário para os 5,4 milhões de servidores municipais tem potencial para injetar R$ 10,1 bilhões na economia.
Fonte: Folha.com - DO VALOR
Última atualização (Qui, 20 de Dezembro de 2012 15:35)

Rompimento do PMDB com o governo Rosalba fica em "banho-maria"


O anúncio do rompimento do PMDB com o governo Rosalba ficará em "banho-maria" até meados de março. Pelo menos foi o que deixou claro o ministro da Previdência Garibaldi Filho, em entrevista na manhã desta sexta-feira(21) ao Jornal da 96 FM 

Garibaldi explicou que no momento está na expectativa das coisas melhorarem, já que o governo é centralizador e não ouve os partidos aliados.

“Eu tive uma conversa com a governadora Rosalba e expliquei alguns pontos, mas temos que esperar e vê o posicionamento que será dado. Na minha opnião se o partido romper com a governadora ela só terá à perder”, alfinetou Garibaldi.

Sobre a possibilidade do PMDB indicar o nome do seu filho, o deputado Walter Alves para disputar o governo em 2014, o ministro deixou transparecer que "Waltinho" está preparado.

“Walter foi escolhido recentemente como o parlamentar do ano, é um deputado muito atuante, mas falando pelo lado paternal acho cedo para ele disputar o governo”, declarou o ministro Garibaldi Filho.

Estudo aponta que uso frequente de aspirina pode elevar perda de visão em idosos,



Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 10:38
Tomar aspirina regularmente durante períodos prolongados pode aumentar o risco de uma pessoa apresentar degeneração macular, transtorno associado à idade que provoca perda de visão. Essa é a conclusão de um estudo com quase 5 mil participantes feito nos Estados Unidos.
Baseado em dados colhidos ao longo de 20 anos, o trabalho foi publicado na revista científica “Journal of the American Medical Association” (Jama).
O aumento no risco foi relativamente modesto: participantes que tomaram aspirina regularmente (mais de duas vezes por semana durante três meses) ao longo de dez anos ou mais apresentam quase duas vezes mais chances de desenvolver degeneração macular do que os que não tomaram o medicamento.
A probabilidade de sofrer do problema é de 1% para quem não tomou aspirina e de 1,8% para quem tomou. Quando se leva em conta o fato de que um alto número de pessoas consome aspirina com frequência, esse aumento do risco passa a ser significativo, dizem os especialistas.