terça-feira, novembro 06, 2012

Sesap articula parceria com Unicef para cuidados com gestantes e bebês


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA


RELEASE

Natal (RN), 30 de outubro de 2012


Sesap articula parceria com Unicef para cuidados com gestantes e bebês


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) se reuniu ontem (29) com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para articular uma parceria no desenvolvimento de ações voltadas aos cuidados no atendimento à saúde de gestantes e bebês.

A proposta é para incluir o estado do Rio Grande do Norte nas ações da “Semana do Bebê” - iniciativa do Unicef realizada há 12 anos no município de Canela (RS) e adotada também em cidades de Portugal, Argentina e Uruguai. O objetivo é mobilizar a sociedade, as autoridades municipais de saúde, educação e assistência social pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida.

A equipe do Unicef fez uma visita técnica ao Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope) para conhecer a estrutura física do local e, em seguida, se reuniu com técnicos da Sesap para apresentação do projeto, além de buscar o apoio da gestão estadual.

De acordo com Ivana Maria Queiroz, subcoordenadora de capacitação de recursos humanos, um grupo da Sesap, que inclui os setores de Estratégia Saúde da Família (ESF), Coordenação de Promoção à Saúde (CPS), Subcoordenadoria de Ações de Saúde (SUAS), grupos de saúde da mulher, da criança e do adolescente e o Cefope, irá avaliar o material impresso apresentado pelo Unicef e definir as estratégias e parcerias para captação de investimentos para o projeto.

“A ideia é utilizarmos um Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, produzido pelo Unicef, para promover a sensibilização dos profissionais de saúde para os direitos da mulher e da criança, como a presença de acompanhante no momento do parto, registro civil para os bebês antes de deixar a maternidade e direito ao aleitamento materno nas primeiras horas de vida. O Cefope, como uma instituição formadora, ajudará neste processo junto aos profissionais de saúde”, explicou Glícia Kaliani, coordenadora do grupo de Saúde da Criança e do Adolescente da Sesap.

Semana do Bebê
A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.
Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Nessa fase elas desenvolvem grande parte do potencial cognitivo que terão quando adultos. Por isso, o Unicef dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.



--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Reformas dos hospitais de referência do RN seguem em andamento


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

 RELEASE

NATAL (RN), 05 de novembro de 2012


Reformas dos hospitais de referência do RN seguem em andamento


Estão em andamento as reformas dos hospitais de referência do Estado, em conformidade com o Plano de Enfrentamento dos Serviços de Urgência e Emergência do RN.

No Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), por exemplo, já foi concluída a construção do muro de contorno. No momento, estão sendo feitas a guarita de acesso, a estação de tratamento da água, a reforma do Setor de Nutrição e Dietética, e a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, que contará com mais quatro leitos além dos seis já existentes.

Segundo a Diretora Geral dessa unidade hospitalar, Maria Daguia de Araújo, irá começar a reforma da ambiência do alojamento conjunto, que constitui a maternidade, assim como a ampliação da área destinada ao Projeto Mãe Canguru, para aumento da quantidade de leitos. Além disso, está prevista para o final deste mês a inauguração do pronto socorro adulto. “As obras possibilitarão a oferta de um serviço de maior qualidade à população”, afirmou.

Já no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, estão sendo realizadas as fundações básicas referentes à ampliação da enfermaria, que passará a dispor de 36 novos leitos. Encontram-se em fase de avaliação as obras de reforma da UTI Adulta, que comportará 11 novos leitos, e da UTI Pediátrica, que contará com mais 6 leitos. Assim, essa unidade hospitalar terá um total de 161 leitos. Além disso, serão ampliados o Setor de Nutrição, o almoxarifado, o refeitório e a parte administrativa.

De acordo com o Diretor Geral do hospital, Eider Barreto, “a unidade realiza mais de 4.500 atendimentos por mês e essa reforma trará um benefício imenso para a população de Mossoró e da Região Oeste”. 

GOVERNADORA GARANTE REFORMA DO HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA


RELEASE

NATAL(RN), 05 de novembro de 2012.



GOVERNADORA  GARANTE REFORMA DO HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ


A Governadora do Estado Rosalba Ciarlini e o Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino receberam nesta segunda feira(5), na Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP),uma comissão composta por entidades representativas da região do Seridó ,  além de prefeitos e  secretários de saúde,  para discutir o funcionamento do Hospital Regional do Seridó.

A Governadora garantiu o repasse do mês de outubro no valor de R$ 95 mil reais, valor necessário para complementar o pagamento das despesas daquela unidade hospitalar, que corresponde na sua totalidade em torno de 150 mil reais. O restante vem sendo  repassado pela prefeitura de Caicó, através das pactuações existentes.

A Chefe do executivo também garantiu em 15 dias a assinatura da ordem de serviço para a obra de reforma do hospital, melhorando a estrutura existente e dando melhores condições na oferta dos serviços para os usuários e de trabalho para os servidores.

“É de fundamental importância esse diálogo com as entidades, já que estamos num novo momento, em que precisamos juntos encontrar soluções para os problemas de saúde naquela região”, disse a governadora.

O Hospital Regional do Seridó foi estadualizado  em 03 de janeiro de 2011, atende urgência e emergência 24 horas de traumatologia e realiza cerca de dois mil atendimentos por mês. Possui 88 leitos, distribuídos em Cirurgia Geral (35); Clínica Médica (38); Psiquiatria (oito) e em unidade de Isolamento (dois). Conta também com uma UTI com cinco leitos e um atendimento ambulatorial em Ortopedia.


--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN