quarta-feira, novembro 14, 2012

Ação Educativa do Programa Saúde na Escola - PSE


No dia 14 de Novembro de 2012, foi realizada uma reunião com os professores das escolas Sebastiana Alves nôga e escola Belmira Viana, para mostra a forma organizativa do programa saúde na escola e como será desenvolvidas as ações nas escolas do nosso município, vale salientar que nesse primeiro momento são três escolas que foram pactuadas para a realização dessas ações.






PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE


 








Sesap realiza teste rápido para Aids, hepatites e sífilis no Carnatal


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA



NATAL (RN), 13 de novembro de 2012


Sesap realiza teste rápido para Aids, hepatites e sífilis no Carnatal


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, realizará, pelo quarto ano consecutivo, o teste Fique Sabendo, durante o período de Carnatal, de 06 a 09 de dezembro deste ano. Por meio do teste, é possível obter o diagnóstico para HIV, hepatites B e C e sífilis.

A mobilização tem como objetivo prevenir doenças sexualmente transmissíveis, bem como conscientizar a população sobre a importância de conhecer sua sorologia através do teste rápido. Segundo Sônia Cristina Lins, responsável técnica pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, a meta para 2012, é realizar 1.500 testes rápidos. “Por meio deles, é possível minimizar os problemas relacionados ao diagnóstico tardio”, disse Sônia Cristina Lins.

Realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, o teste rápido fica pronto em 30 minutos e o resultado do exame é sigiloso. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado e começa a receber aconselhamento ainda no local.

A Sesap participa do Carnatal desde 2009, quando, na ocasião, realizou 300 testes para detecção do HIV, o vírus causador da Aids. Destes, um deu resultado positivo. Em 2010 ampliou a oferta para 774 testes, sendo oito positivos. Em 2011 conseguiu ofertar 991 testes, com 13 resultados positivos. Nos anos anteriores, o teste foi direcionado para HIV, mas, em 2012, seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Sesap vai oferecer à população teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais. Além dos testes, serão distribuídos materiais educativos e preservativos.

O Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais vai contar com o apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, da União dos Escoteiros do Brasil/Região RN, SESI, Caern e da empresa Destaque, organizadora do Carnatal.



--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Hemonorte realiza curso sobre gestão


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA



NATAL (RN), 13 de novembro de 2012


Hemonorte realiza curso sobre gestão


O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), por meio de sua Direção Geral, juntamente com a Assessoria de Recursos Humanos, realiza nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), das 8h às 12h, no auditório da unidade, o curso “Gestão de Pessoas no Serviço Público - desafios e possibilidades”.

Voltado para os gestores do Hemonorte, o curso é fruto de um diagnóstico pautado nas maiores dificuldades por eles apontadas, ao gerir processos e pessoas, de acordo com Pollyanna Gê, Assessora de Recursos Humanos da entidade. ”O gestor precisa estar capacitado para melhor desenvolver suas competências gerenciais. Adquirir conhecimentos e habilidades contribui para que ele se torne um agente de mudanças, capaz de promover melhorias na sua equipe e no serviço prestado à população”, explicou.

No evento, o psicólogo e ex-pró-reitor de Recursos Humanos da UFRN, João Carlos Argolo, falará sobre os desafios da gestão de pessoas no serviço público. Além disso, serão abordados os seguintes temas: “Capacitar servidores: perda de tempo ou investimento?”; “Trabalho e contemporaneidade, o perfil do trabalhador atual”; “Mudança organizacional e liderança no serviço público”.



--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Saúde prepara plano para atuação em eventos de massa


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

Natal (RN), 13 de novembro de 2012

Saúde prepara plano para atuação em eventos de massa

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza durante toda esta terça-feira (13) e na quarta-feira (14) uma Oficina para construção do Plano Operativo local para eventos em massa de relevância em saúde pública, no Hotel Praia Mar em Ponta Negra.
Promovido pela Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) e Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), o evento conta com a presença de profissionais dos hospitais da Grande Natal, Laboratório Central (Lacen), SAMU Natal e Metropolitano, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Segurança e Saúde nas áreas de atenção básica, vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
O superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Márcio Garcia, foi convidado para conduzir a Oficina, trazendo algumas experiências de eventos de massa no município do Rio de Janeiro, como os Jogos Mundiais Militares, Rock in Rio e Rio+20. Além de também ter acompanhado outros eventos de grande porte como os Jogos de Inverno, no Canadá, a Copa do Mundo na África do Sul e os Jogos Olímpicos em Londres.
As cidades de Natal e Rio de Janeiro são parceiras na Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo, criada pelo Ministério da Saúde para coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde nas cidades-sede da Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo de 2014.
De acordo com Márcio Garcia, os planos operativos devem se concentrar nos potenciais riscos à saúde que podem acontecer em eventos de grande porte: risco de introdução ou reintrodução de vírus que já estão controlados no país, como sarampo e rubéola; acidentes e atentados terroristas, além de efeitos relacionados às condições ambientais como enchentes e ondas de calor.
“O Ministério da Saúde se baseia nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, que elaborou um manual para questões de saúde em eventos de massa. Dentro do plano operativo, é preciso identificar os papéis e responsabilidades de cada ente, organizar a parte logística, além de pensar em treinamentos e capacitações que envolvem orçamento e recursos humanos”, comentou Márcio Garcia.
A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, explicou que o Carnatal - carnaval fora de época que será realizado em Natal no mês de dezembro - será utilizado como “evento teste” para o desenvolvimento de ações em saúde. No segundo dia da Oficina, a empresa organizadora do evento, Destaque Promoções, irá apresentar a estrutura para a festa deste ano.
A Oficina será concluída na quarta-feira (14) à tarde, quando serão apresentadas as primeiras ideias para o Plano Operativo local para eventos de massa, além das Ações de Saúde para o Carnatal 2012.



--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Serviço de Atenção Domiciliar entra em fase de expansão no RN


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA


NATAL (RN), 13 de novembro de 2012


Serviço de Atenção Domiciliar entra em fase de expansão no RN


O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), anteriormente conhecido como Programa de Internação Domiciliar (PID), recebeu melhorias. A partir da publicação da Portaria Ministerial 2.527/2012, o SAD, que visa à desospitalização em tempo mais curto de pessoas idosas e/ou com algum grau de limitação física, passou a abranger uma série de novos benefícios para usuários do Sistema Único de Sáude (SUS).

O PID foi implantado no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em setembro de 2005, tendo como primeiras beneficiadas as cidades de Natal e Parnamirim. Atualmente, o SAD conta com 10 equipes multiprofissionais, sendo quatro delas atuantes no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).

Entre as principais mudanças no serviço está a efetivação da territorialização de Natal, visando à divisão da cidade em regiões, distribuídas entre as equipes do SAD.  O Serviço também contará com o repasse de incentivos financeiros na ordem de R$ 34 mil reais, para as Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e de R$ 6 mil reais para as Equipes Multiprofissionais de Apoio.

Segundo a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pinheiro, “este é um programa de grande importância para o Rio Grande do Norte. Muitos dos nossos pacientes deixam o leito de uma enfermaria para serem tratados em casa. O cuidado familiar e a atenção ao doente em sua própria casa são um diferencial que nenhum hospital do mundo pode oferecer”.

Outro ponto de destaque é que tanto o Plano Estadual de Emergência, quanto a Portaria do Ministério da Saúde, já contemplam a expansão do SAD, até o final deste ano, para os municípios de São Gonçalo, Macaíba e Ceará-Mirim. Para 2013, estão sendo estudadas as inclusões das cidades de Caicó, Assu e Currais Novos.

A nova formatação do Serviço contemplará, ainda, os cuidados para bebês recém-nascidos com baixo peso e pessoas que precisam de cuidados paliativos. Para estes casos, no entanto, a coordenadora do SAD, Riudete Pereira, informou que os profissionais estão em processo de capacitação. Familiares que se enquadrem na categoria de cuidadores podem ligar diretamente para o SAD e agendar uma avaliação do seu paciente. Após análise da equipe e aval do médico, será definido se este possui perfil para integrar o programa.

Riudete Pereira ressalta que a maior vantagem do serviço é elevar a qualidade de vida do paciente, ao mesmo tempo em que evita a internação hospitalar. “O lar é o melhor ambiente para a recuperação do paciente, que, inclusive, fica livre de contrair infecções ou outras doenças hospitalares”.

SERVIÇO:

Para integrar o SAD o paciente precisa:

  • Estar clinicamente estável;
  • Residir dentro de área de abrangência da portaria;
  • Possuir, prioritariamente, um cuidador identificado;
  • Ser portador de alguma das doenças contempladas pela Portaria do MS, como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), cardiopatias, diabetes, entre outras.


--

Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

ENCONTRO DE SECRETARIAS DE SAÚDE - SAÚDE BRASIL 2012


cid:F4C92914-0909-4EF4-B746-3DBED99A870E

cid:image003.png@01CDC0E7.0235C8B0