quarta-feira, novembro 14, 2012

Serviço de Atenção Domiciliar entra em fase de expansão no RN


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA


NATAL (RN), 13 de novembro de 2012


Serviço de Atenção Domiciliar entra em fase de expansão no RN


O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), anteriormente conhecido como Programa de Internação Domiciliar (PID), recebeu melhorias. A partir da publicação da Portaria Ministerial 2.527/2012, o SAD, que visa à desospitalização em tempo mais curto de pessoas idosas e/ou com algum grau de limitação física, passou a abranger uma série de novos benefícios para usuários do Sistema Único de Sáude (SUS).

O PID foi implantado no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em setembro de 2005, tendo como primeiras beneficiadas as cidades de Natal e Parnamirim. Atualmente, o SAD conta com 10 equipes multiprofissionais, sendo quatro delas atuantes no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).

Entre as principais mudanças no serviço está a efetivação da territorialização de Natal, visando à divisão da cidade em regiões, distribuídas entre as equipes do SAD.  O Serviço também contará com o repasse de incentivos financeiros na ordem de R$ 34 mil reais, para as Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e de R$ 6 mil reais para as Equipes Multiprofissionais de Apoio.

Segundo a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pinheiro, “este é um programa de grande importância para o Rio Grande do Norte. Muitos dos nossos pacientes deixam o leito de uma enfermaria para serem tratados em casa. O cuidado familiar e a atenção ao doente em sua própria casa são um diferencial que nenhum hospital do mundo pode oferecer”.

Outro ponto de destaque é que tanto o Plano Estadual de Emergência, quanto a Portaria do Ministério da Saúde, já contemplam a expansão do SAD, até o final deste ano, para os municípios de São Gonçalo, Macaíba e Ceará-Mirim. Para 2013, estão sendo estudadas as inclusões das cidades de Caicó, Assu e Currais Novos.

A nova formatação do Serviço contemplará, ainda, os cuidados para bebês recém-nascidos com baixo peso e pessoas que precisam de cuidados paliativos. Para estes casos, no entanto, a coordenadora do SAD, Riudete Pereira, informou que os profissionais estão em processo de capacitação. Familiares que se enquadrem na categoria de cuidadores podem ligar diretamente para o SAD e agendar uma avaliação do seu paciente. Após análise da equipe e aval do médico, será definido se este possui perfil para integrar o programa.

Riudete Pereira ressalta que a maior vantagem do serviço é elevar a qualidade de vida do paciente, ao mesmo tempo em que evita a internação hospitalar. “O lar é o melhor ambiente para a recuperação do paciente, que, inclusive, fica livre de contrair infecções ou outras doenças hospitalares”.

SERVIÇO:

Para integrar o SAD o paciente precisa:

  • Estar clinicamente estável;
  • Residir dentro de área de abrangência da portaria;
  • Possuir, prioritariamente, um cuidador identificado;
  • Ser portador de alguma das doenças contempladas pela Portaria do MS, como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), cardiopatias, diabetes, entre outras.


--

Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário