sexta-feira, julho 13, 2012

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DOS SERVIÇO ANTIVETORIAIS DO MUNICÍPIO DE CERO CORÁ - RN DO 2º CLICO.


Ações realizadas pelos agentes de Endemias com objetivo de viabilizar o combate de infestação do vetor Aedes Aegypti o controle do Trabalho de campo realizado pelos mesmo, coleta, tratamento e eliminação de criadouros do vetor; Limpeza nas vias publica e terrenos baldios;Trabalho educativo realizados nos domicílios pelos Agentes de Endemias e PACS “Saúde da Família”, Palestras nas escolas nos setores de maior infestação; e só lembrar a população do problema, que a dengue se combate todos os dias.

Obs:Não existem registros de óbitos por dengue neste município.

 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

NATAL (RN), 06 de julho de 2012

RN já notificou mais de 20 mil casos de Dengue em 2012

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou os novos números da dengue no Estado. Até a Semana Epidemiológica 26, que corresponde ao período de 24 a 30 de junho de 2012, o RN acumula o registro de 21.378 casos notificados da doença.
Em relação ao registro de óbitos suspeitos de terem sido causados pela doença, até o momento 36 óbitos foram notificados como suspeitos, sendo que destes, seis foram confirmados, oito foram descartados e 22 estão com diagnóstico pendente. O Rio Grande do Norte possui 83 municípios com incidência alta da doença, outros 40 registraram incidência média e 38 possuem incidência considerada baixa.
A Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, ressalta que a dengue é uma doença 100% evitável e a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é a única maneira de evitá-la. “Neste período chuvoso devemos intensificar os cuidados com a manutenção e limpeza de quintais, principalmente com calhas e locais de armazenamento do lixo”. Os criadouros do mosquito têm sido encontrados principalmente nas residências, em ralos, vasos sanitários, jarros etc.
A coordenadora reforça ainda que a população deve procurar os serviços de saúde logo aos primeiros sintomas. “As pessoas devem evitar a auto-medicação e procurar os serviços de saúde para que os casos possam ser devidamente tratados e notificados”.
O Rio Grande do Norte já tem registro da circulação dos quatro sorotipos da Dengue, embora no ano de 2012 todos os casos confirmados apontam para a contaminação pelo vírus do tipo 4.



--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN


 
“ATENÇÃO”

O Município de Cerro Corá não tem nenhum registro de caso confirmado da Dengue este ano de 2012. Mais não devemos nós descuida dos nossos reservatórios de água onde são os criadores dos mesmos.

CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE


Gostaria de informar aos usuários do sistema único de saúde – SUS, que necessite do cartão do SUS para realizar qualquer procedimento procurar a Secretaria Municipal de Saúde da Segunda Feira a Sexta Feira das 07:00 às 13:00hs Responsável: Luiz Fernando de Melo Lima.
















O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.

RELATÓRIO DE METAS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ – RN, NO ANO DE 2012.


No entanto é importante enfatizar que o município conseguiu atingi a cobertura vacinais de sua população e obtendo melhor índice de cobertura de que no ano de 2011 na meta estipulada pelo ministério da saúde de acordo com as faixas etária

RELATÓRIO DE METAS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ – RN, NO ANO DE 2011.


No entanto é importante enfatizar que o município conseguiu atingi a cobertura vacinais de sua população, meta estipulada pelo ministério da saúde de acordo com as faixas etária

Sesap abre inscrições para programa de práticas corporais


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA



NATAL (RN), 12 de julho de 2012

 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais está implantando o Programa de Práticas Corporais/Atividade Física, destinado a adultos e grupos especiais como obesos, idosos, hipertensos e pessoas com HIV/Aids. As ações acontecerão no Complexo Cultural de Natal (CCN), através do Programa de Esporte e Lazer administrado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

As atividades começam no dia 06 de agosto, mas os interessados deverão se inscrever na secretaria do CCN nos próximos dias 24 e 25, das 9h às 12h, na Av. Dr. João Medeiros Filho S/N – Conjunto Potengi. Os interessados devem apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência, além de efetuar o pagamento de uma taxa única de 10 reais.

As inscrições ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários de 8h30min às 9h30min (10 vagas) e das 10h às 11h (10 vagas) ou terças e quintas-feiras, das 17h às 18h (10 vagas). Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com o Programa de Esporte e Lazer no CCN: (84) 3232-6120 ou www.natal.uern.br.

Segundo a responsável pelo programa, a professora da UERN Themis Soares, as atividades têm como objetivo a promoção da qualidade de vida, redução das vulnerabilidades e riscos. “Pretendemos implantar ações que priorizem mudanças a partir dos determinantes do estilo de vida nos contextos da saúde do trabalhador, doentes crônicos e da população em geral. São mudanças de comportamento com cinco variáveis relacionadas a estilo de vida: alimentação, relacionamento entre pessoas, indicadores de estresse, prática de atividades físicas e comportamentos preventivo e de estresse”, explicou.


--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

SESAP INICIA PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

NATAL(RN), 12 de julho de 2012.
 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS), promoveu durante toda esta quinta feira (12), uma reunião sobre a Implantação da Central Metropolitana de Regulação.
 
Estiveram presentes Secretários Municipais de Saúde, além de Diretores  dos Hospitais Walfredo Gurgel, Santa Catarina, Maria Alice Fernandes, Giselda Trigueiro, João Machado, Hospital dos Pescadores, Hospital da Polícia Militar, hospitais regionais e hospitais privados que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde na Grande Natal. Na apresentação também estiveram presentes o Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú  Gerino, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Solane Costa.
 
“A Saúde do Rio Grande do Norte terá dois momentos, um antes e um outro após a implantação da Central de Regulação.  Queremos que o usuário SUS sinta a diferença daqui a alguns meses”, falou o Secretário. A Central de Regulação está sendo organizada por etapas, inicialmente com a definição dos perfis das unidades hospitalares que irão compor o complexo regulatório. O Estado vai trabalhar  com cogestão com o município de Natal, mas tem o papel de coordenador do Sistema, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
 
O trabalho vai funcionar de forma sistemática, disponibilizando para o usuário SUS, o acolhimento com classificação de risco, os protocolos de acesso com marcação de exames e a regulação dos leitos públicos e privados (contratados) pela central. Serão 23 médicos reguladores, em regime de plantão 24h e 10 enfermeiros, que farão o  acompanhamento diário dos leitos SUS.
 
Segundo a coordenadora da CPCS, Terezinha Rego, a central de regulação irá promover a equidade entre os pacientes. “No processo de construção  e qualificação das redes, há uma necessidade de acelerar a implantação da central”, disse a Coordenadora. Na próxima semana continuam as reuniões de trabalho para a finalização do processo de implantação, que deverá acontecer no mês de agosto.
 
 
--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

ATENDIMENTOS PRESTADO A POPULAÇÃO DO NOSSO MUNICIPIO DE CERRO CORÁ - RN NO ANO DE 2011, PELO OS PROFISSIONAIS DA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMILIA O PSF.









 NÃO É COMO FALAM ALGUMAS PESSOAS QUE SE FAZEM DE DESENTENDIDA QUE O A SAÚDE EM NOSSO MUNICIPIO NÃO FUNCIONA PRECISAMOS MELHORAR SIM, MAIS SE NÓS COMPARAR COM ALGUNS MUNICIPIO A NIVEL DE ESTADO NÓS LARGAMOS NA FRENTE DE MUITOS DELES COM O SERVIÇO QUE É OFERECIDO A PPOPULAÇÃO EM NOSSO MUNICÍPIO.