sexta-feira, julho 13, 2012

SESAP INICIA PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

NATAL(RN), 12 de julho de 2012.
 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS), promoveu durante toda esta quinta feira (12), uma reunião sobre a Implantação da Central Metropolitana de Regulação.
 
Estiveram presentes Secretários Municipais de Saúde, além de Diretores  dos Hospitais Walfredo Gurgel, Santa Catarina, Maria Alice Fernandes, Giselda Trigueiro, João Machado, Hospital dos Pescadores, Hospital da Polícia Militar, hospitais regionais e hospitais privados que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde na Grande Natal. Na apresentação também estiveram presentes o Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú  Gerino, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Solane Costa.
 
“A Saúde do Rio Grande do Norte terá dois momentos, um antes e um outro após a implantação da Central de Regulação.  Queremos que o usuário SUS sinta a diferença daqui a alguns meses”, falou o Secretário. A Central de Regulação está sendo organizada por etapas, inicialmente com a definição dos perfis das unidades hospitalares que irão compor o complexo regulatório. O Estado vai trabalhar  com cogestão com o município de Natal, mas tem o papel de coordenador do Sistema, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
 
O trabalho vai funcionar de forma sistemática, disponibilizando para o usuário SUS, o acolhimento com classificação de risco, os protocolos de acesso com marcação de exames e a regulação dos leitos públicos e privados (contratados) pela central. Serão 23 médicos reguladores, em regime de plantão 24h e 10 enfermeiros, que farão o  acompanhamento diário dos leitos SUS.
 
Segundo a coordenadora da CPCS, Terezinha Rego, a central de regulação irá promover a equidade entre os pacientes. “No processo de construção  e qualificação das redes, há uma necessidade de acelerar a implantação da central”, disse a Coordenadora. Na próxima semana continuam as reuniões de trabalho para a finalização do processo de implantação, que deverá acontecer no mês de agosto.
 
 
--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário