sexta-feira, julho 06, 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FECHA 1º VIGÊNCIA DE 2012 DO BOLSA FAMÍLIA NA SAÚDE COM 95,02% DE ACOMPANHAMENTO




                     Segundo pactuação dos gestores em saúde dos município brasileiros, a meta estabelecida para 30 junho de 2012 é um acompanhamento de 80%, meta mínima para assegurar o repasse do IGD – M para os últimos seis meses deste ano. O nosso município conseguiu atingir a somatória de 95,02 % de acompanhamento, isso representa um total de 1.049 família acompanhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. O MS preconizou 1.104 família para acompanhamento, ficaram 55 família não acompanhadas pelos os motivos de mudança de município, mudança de endereço, entre outras.   

            Mais uma vez parabenizamos todos os Agentes Comunitários de Saúde e equipe envolvida neste trabalho pelo empenho e compromisso.

Luiz Fernando – Coord. Mun. do BFA SAÚDE.


UM POUCO SOBRE CONDICIONALIDADES NA SAÚDE

As condicionalidades do Programa Bolsa Família foram formuladas como um mecanismo para reforçar o exercício, pelos brasileiros mais pobres, de direitos básicos como o acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social, contribuindo para romper o ciclo intergeracional da pobreza. O pressuposto é o de que filhos que têm acesso a melhores condições de saúde, educação e convivência familiar e comunitária do que seus pais tiveram, têm também aumentadas suas oportunidades de desenvolvimento social. Em outras palavras, as chances de terem uma vida melhor que a de seus pais são ampliadas. O principal objetivo das condicionalidades é, portanto, a elevação do grau de efetivação dos direitos sociais dos beneficiários por meio do acesso aos serviços básicos.

Na área de Saúde, os compromissos dos pais ou responsáveis são: manter atualizado o calendário de vacinação das crianças menores de sete anos e levar as crianças para pesar, medir e serem examinadas, conforme o calendário do Ministério da Saúde. As gestantes e mães que amamentam devem participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde. E após o parto, devem continuar o acompanhamento da própria saúde e do bebê, além de participar das atividades educativas promovidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento e alimentação saudável.