quinta-feira, julho 26, 2012

DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT) SÃO RESPONSÁVEIS POR 72% DAS CAUSAS DE MORTES


Em 2007, a taxa de mortalidade por DCNT no Brasil foi de 540 óbitos por 100 mil habitantes (SCHMIDT, 2011).
No dia 04 de maio de 2012 o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) participou de uma reunião na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), sediada em Brasília, para Aliança Global de Doenças Não Transmissíveis, onde participaram vários integrantes do Ministério da Saúde, contando com a ilustre participação do Dr. Jailson Correia/Diretor do DECIT e da Dra. Cecilia Gorre/Diretora Executiva da Organização Internacional - “Global Alliance on Chronic Diseases“. Representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) apresentaram o “PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT) NO BRASIL, 2011-2022” ) e Dr. Jailson Correia do DECIT apresentou as ações de fomento para DCNT no Brasil, dentre as ações foram apresentados os estudos longitudinais, ELSIA para a Saúde e Bem Estar de Idosos Brasileiros e ELSA para a Saúde do Adulto, incluindo apresentação do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Esta reunião faz parte das ações definidas na bienal OPAS/OMS sobre doenças não transmissíveis

Profissionais da saúde terão acesso a informação científica




Os ministérios da Educação e da Saúde lançaram, nesta terça-feira, 29, a página eletrônica Saúde baseada em evidências, que oferece, de forma prática, acesso a bases de dados com informações científicas e tecnológicas dirigidas a profissionais indicados pelo Ministério da Saúde.

29-05-12-periodicos-by-GF-202
Parceria foi possível por meio do Portal de Periódicos da Capes (Foto: Guilherme Feijó ACS/Capes)

O conteúdo é oferecido por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa permitirá aos profissionais da saúde acesso, de forma ágil e eficiente, a bases específicas de saúde baseada em evidências, além de textos completos e referenciais focados na área.

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, falou da importância do Portal de Periódicos, criado em 2000. "O crescimento de conteúdo disponível foi extraordinário nos últimos oito anos, de tal maneira que este instrumento se tornou uma ação de estado, não é mais uma propriedade do MEC, ele é simplesmente um acervo do estado brasileiro."

Guimarães ressaltou o fato de o portal ser o maior do mundo no seguimento de periódicos tanto em termos de capilaridade como no acervo propriamente dito. "Ele [o Portal] atende a todos os usuários do sistema de pós-graduação e também a estudantes de graduação, técnicos, professores, professores visitantes, outros profissionais, enfim, toda a comunidade das instituições que possuem o acesso ao conteúdo completo do Portal. Por meio dessas instituições também é possível atender o interesse do setor empresarial, pois estão incluídas para consultas seis bases de dados de patentes."

Saúde Baseada em Evidências
Para desenvolver a página, foi realizado um levantamento junto a comunidades de pesquisadores da área de saúde, com o objetivo de identificar as bases de dados mais adequadas para atender às necessidades dos profissionais dessa área. Em novembro de 2011, após análise dos pareceres técnicos, o Ministério da Saúde informou as escolhidas. A partir dessa seleção, a Capes intermediou a negociação com os editores e assinou as seguintes bases: Embase, Hospital Collection, Dynamed, Atheneu, Best Practice e Micromedex.

29-05-12-Diversos-by-GF-207-2
Ministérios da Educação e da Saúde realizam parceria para disponibilizar base de dados de interesse aos profissionais de Saúde (Foto: Guilherme Feijó - ACS/Capes)

"Estamos abrindo uma oportunidade fantástica para que os médicos possam usar todos estes recursos, que representam o que há de mais avançado para melhorar o diagnóstico, melhorar o tratamento, melhorar a qualidade da saúde publica", afirmou o ministro da Educação Aloizio Mercadante.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que só é possível ter resultado na área da saúde se houver investimento na formação e na atualização dos profissionais. Ele defendeu que este é um processo contínuo e permanente. "Investir na qualidade desses profissionais é decisivo para oferecer uma saúde pública de qualidade. Esse novo instrumento pode fortalecer ainda mais a capacidade dos nossos profissionais de saúde", concluiu.

Acesso
Para ter acesso à página, os profissionais de saúde precisam estar vinculados ao conselho profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

Os recursos investidos na contratação são provenientes do Ministério da Saúde e chegam a R$ 10 milhões.

Portal de Periódicos
Por meio do Portal de Periódicos, a Capes oferece para a comunidade acadêmica brasileira o acesso a publicações atualizadas e conteúdos de alto nível, assinados com editores e associações nacionais e internacionais. O conteúdo é apresentado de forma livre e gratuita no Portal de Periódicos para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil que atendem a alguns critérios definidos pela Capes. Atualmente, 398 instituições têm acesso ao Portal de Periódicos.
A Capes adquire, anualmente, novos títulos nas diferentes áreas do conhecimento para atender às solicitações dos usuários e renova os demais conteúdos com os editores. O Portal de Periódicos possui um grande acervo de publicações científicas, com mais de 31 mil periódicos em texto completo, 121 bases referenciais, 105 bases de livros eletrônicos, 64 bases de teses e dissertações, 57 bases de estatísticas, 34 obras de referência, 10 bases de patentes, além de normas técnicas, arquivos abertos e redes de e-prints.

Sesap lança campanha de prevenção das hepatites


Por Assessoria de Imprensa Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, promove, nesta quarta-feira (25), um café-da-manhã para o lançamento da campanha "Hepatites. Você tem certeza que não tem? Vacine-se, faça o teste. Previna-se". O objetivo é levar a população a fazer uma reflexão sobre os perigos das hepatites e o quanto todos estão vulneráveis.

A ação também marca o início das comemorações relativas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, celebrado em 28 de julho. Todo o material da campanha, os dados epidemiológicos e a programação das ações previstas no Estado serão apresentados nesta quarta-feira (25), às 8h30, no auditório do CT-Gás (Av. Capitão-Mor Gouveia, 1480 Lagoa Nova).

A estratégia de prevenção das hepatites, organizada pela Sesap, consiste na intensificação da vacina contra a Hepatite B entre jovens até 29 anos e populações vulneráveis; estímulo ao diagnóstico precoce das hepatites B e C; e fortalecimento do processo de descentralização do atendimento, com foco na melhoria da qualidade da assistência para portadores da doença.

O estado está abastecido com 200 mil doses de vacina, disponíveis em todos os postos de saúde, além de 1500 testes rápidos para diagnóstico da hepatite nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Atenção Especializada (SAE) e hospitais de referência (Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Maternidade Januário Cicco).

A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser causada por vírus, reação ao álcool, drogas e medicamentos, ou ainda autoimune, quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los. Há vários tipos de hepatites, sendo os tipos A, B e C os mais comuns. Os postos de saúde e as Unidades Básicas de Saúde oferecem tratamento gratuito aos pacientes. Entretanto, é preciso seguir fielmente o tratamento e tomar a medicação prescrita pelo médico.

Gestão, Assistência, Prevenção e OSC
Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN/ CPS/ Suvige/
Rua Marechal Deodoro, nº 730 Centro-Natal-RN CEP: 59.025-600
Fone: (84)3232-6963 - (84) 3232-2784 - Fax: (84)3232-2594

SUS é o centro do debate da 14ª Conferência Nacional de Saúde

concurso premia trabalhos artísticos em unhas e tatuagens com mensagens de prevenção às hepatites


As obras devem ter como foco a prevenção das hepatites B e C. As inscrições vão até o dia 20 de setembro
Conteúdo extra: Photo Gallery
Fazer unhas e tatuagens é motivo de atenção à saúde quando se fala na transmissão das hepatites B e C. O uso de instrumentos não esterilizados pode representar perigo de transmissão dos vírus dessas doenças. Mas agora, unhas e tatuagens também podem ser instrumentos para veicular mensagens de prevenção a essas doenças.
Manicures e tatuadores criativos na pintura de unhas e no desenho de tatuagens podem se inscrever no concurso “Arte, prevenção e hepatites para tatuadores e manicures”. A iniciativa cultural, lançada nessa segunda-feira (23), é do Ministério da Saúde e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). 
As artes devem ter como foco a prevenção. As inscrições são gratuitas e estão abertas a partir desta quarta-feira (25) e vão até o dia 20 de setembro. Os formulários de inscrição e outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.aids.gov.br/artehepatites.
“Estamos utilizando a arte como mais um instrumento de conscientização da população para a necessidade de cuidados, visando evitar a transmissão das hepatites B e C, em especial, nos salões de beleza e estúdios de tatuagem. Manicures e tatuadores são parceiros essenciais nas atividades de prevenção às hepatites”, explica Eduardo Barbosa, diretor-substituto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
As obras inscritas devem focar: a prevenção às hepatites B e C por meio de medidas de higiene e segurança no ambiente de trabalho; o incentivo ao uso de preservativo; os testes para as hepatites B e C; a prevenção da transmissão vertical, exames e tratamento durante o pré-natal, para que a hepatite B não passe da mãe para o bebê.
As obras selecionadas serão utilizadas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para a criação de materiais e campanhas visando à promoção de práticas seguras e de prevenção em relação às hepatites B e C. As hepatites são doenças graves, que atacam o fígado e nem sempre apresentam sintomas. As pessoas podem ser portadoras dos vírus e não saberem.
Narração - Além da arte em unhas e dos desenhos de tatuagens, o concurso irá premiar relatos e histórias reais de experiências que se relacionem à prevenção das hepatites B e C no ambiente de estúdios de tatuagem e salões de beleza.
Serão concedidos prêmios aos 15 primeiros colocados. Para os três primeiros lugares em todas as categorias, os prêmios serão de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente, mais um aparelho autoclave para esterilização de materiais utilizados pelas manicures e tatuadores em seus locais de trabalho.
A cerimônia de premiação acontecerá durante a 12ª EXPOEPI – Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que ocorre em Brasília, entre 16 e 19 de outubro.
Atendimento à Imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Ministério da Saúde
Tel: (61) 3315-7610/7616/7624/7651
 Fonte: www.aids.gov.br
Gestão, Assistência, Prevenção e OSC
Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN/ CPS/ Suvige/
Rua Marechal Deodoro, nº 730 Centro-Natal-RN CEP: 59.025-600
Fone: (84)3232-6963 - (84) 3232-2784 - Fax: (84)3232-2594

Organização do conselho de saude

Vigilância Ambiental alerta para casos de raiva em animais


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA
 

 
Natal, 24 de julho de 2012
 
 
O Programa de Controle da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu a confirmação, pelo Laboratório Central (Lacen), de mais um caso de raiva em animal no Rio Grande do Norte. A ocorrência foi registrada no município de Acari.
 
O animal, um cão de sete meses, não era vacinado e no dia 15 de julho feriu seu proprietário. Na quarta-feira (18), o cão morreu e o material foi enviado ao Lacen/RN, que confirmou o caso na quinta-feira, dia 19.
 
Técnicos da IV Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) foram até o município de Acari, na última sexta-feira (20), para realizar investigação. Iraci Nestor, Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, explicou que durante esta semana o município realizará um bloqueio de foco, que consiste na revacinação dos cães e gatos da área onde ocorreu o caso. Além deste caso, o Rio Grande do Norte já registrou, até junho deste ano, 18 animais positivos para raiva, sendo 12 morcegos, 5 bovinos e uma raposa.
 
?A principal ação para prevenção da raiva em cães e gatos é a vacinação anual contra a doença, a partir dos dois meses de idade. Os filhotes vacinados pela primeira vez devem ser revacinados após um mês da aplicação da primeira dose. A vacina é disponibilizada gratuitamente pela rede pública de saúde?, informou Iraci Nestor. Em 2011 o estado imunizou 78,2% do total de cães estimados para a campanha.
 
A raiva é considerada zoonose grave e 100% letal, que acomete o sistema nervoso central de mamíferos, inclusive o homem. Pode ser transmitida pelo contato com a saliva do animal infectado através da mordedura, arranhadura ou lambedura. Todas as pessoas que foram agredidas ou tiveram contato com animais suspeitos devem procurar atendimento médico, pois a doença pode ser prevenida através da aplicação de soro ou vacina. Os cães e gatos agressores devem ser mantidos em observação e em caso de óbito enviar o material para análise.
 
A Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental recomenda ainda que:
 
- Proprietários de cães e gatos, não vacinados nos últimos 12 meses, entrem em contato com a Secretaria de Saúde ou o Centro de Controle de Zoonoses de seu município pra agendar a vacinação de seus animais;
 
- A população deve evitar tocar em cães e gatos doentes, desconhecidos ou feridos, bem como qualquer animal silvestre, mesmo que saudável;
 
- Morcegos encontrados em situação não usual, caídos no chão, pousados em parede ou teto durante o dia, devem ser encaminhados para diagnóstico laboratorial;
 
- Qualquer pessoa agredida ou que teve contato com animal suspeito, deve procurar imediatamente atendimento médico.
 
 
 


--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Saúde lança campanha contra as hepatites virais


Saúde lança campanha contra as hepatites virais

Ministério da Saúde promove ações para marcar Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Material publicitário terá foco em jovens e adultos acima de 40
Conteúdo extra: Photo Gallery
25.07.2012
 
“As hepatites podem estar onde você menos espera”. A mensagem é tema da campanha do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais 2012. As peças publicitárias, que serão lançadas nesta quarta-feira (25), são voltadas a jovens até 29 anos de idade, adultos com mais de 40 e populações prioritárias - profissionais de saúde, manicures e tatuadores. A campanha é composta de cartazes, folders, adesivos e spot para rádio. Além disso, está prevista a utilização da internet e de mídias sociais para disseminação da mensagem.

Para os jovens o foco é o estímulo à vacinação contra hepatite B e a adoção de medidas de prevenção para as hepatites B e C. Atualmente, a cobertura vacinal de hepatite B para jovens entre 20 e 29 anos é de cerca de 50%. Nos adultos, além do diagnóstico com estímulo à testagem, a meta é alertar para o fato de a doença oferecer riscos, mesmo sem sintomas aparentes.

“Essa ação deve desencadear a realização de ações continuadas, oferecendo possibilidades de utilização dos materiais por estados e municípios, ao longo de todo o ano”, explica Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

Jogo  Uma partida de futebol entre Bahia e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro de 2012 fará parte das ações do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais 2012. O jogo acontece na tarde do próximo domingo (29), no estádio Pituaçu, em Salvador. Um estande do Ministério da Saúde vai ser montado entre as principais entradas do estádio, onde médicos voluntários da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e técnicos das secretarias municipal e estadual de saúde vão estar à disposição da população. Além disso, 100 agentes comunitários de saúde vão distribuir informativos e camisinhas dentro e fora do estádio. Durante o jogo, uma bandeira com o tema da campanha será levantado pela torcida do Bahia e o spot de rádio será veiculado no sistema de som do local. Os funcionários do estádio, também, participarão da mobilização. Durante a partida, eles usarão a camisa da campanha “As hepatites podem estar onde você menos espera.”
          
Dia Mundial – A instituição da data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais foi feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de iniciativa e proposta brasileiras, durante Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2010. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle, nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

Conheça a campanha aqui.

 
Gestão, Assistência, Prevenção e OSC
Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN/ CPS/ Suvige/
Rua Marechal Deodoro, nº 730 Centro-Natal-RN CEP: 59.025-600
Fone: (84)3232-6963 - (84) 3232-2784 - Fax: (84)3232-2594