quinta-feira, julho 26, 2012

Saúde lança campanha contra as hepatites virais


Saúde lança campanha contra as hepatites virais

Ministério da Saúde promove ações para marcar Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Material publicitário terá foco em jovens e adultos acima de 40
Conteúdo extra: Photo Gallery
25.07.2012
 
“As hepatites podem estar onde você menos espera”. A mensagem é tema da campanha do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais 2012. As peças publicitárias, que serão lançadas nesta quarta-feira (25), são voltadas a jovens até 29 anos de idade, adultos com mais de 40 e populações prioritárias - profissionais de saúde, manicures e tatuadores. A campanha é composta de cartazes, folders, adesivos e spot para rádio. Além disso, está prevista a utilização da internet e de mídias sociais para disseminação da mensagem.

Para os jovens o foco é o estímulo à vacinação contra hepatite B e a adoção de medidas de prevenção para as hepatites B e C. Atualmente, a cobertura vacinal de hepatite B para jovens entre 20 e 29 anos é de cerca de 50%. Nos adultos, além do diagnóstico com estímulo à testagem, a meta é alertar para o fato de a doença oferecer riscos, mesmo sem sintomas aparentes.

“Essa ação deve desencadear a realização de ações continuadas, oferecendo possibilidades de utilização dos materiais por estados e municípios, ao longo de todo o ano”, explica Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

Jogo  Uma partida de futebol entre Bahia e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro de 2012 fará parte das ações do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais 2012. O jogo acontece na tarde do próximo domingo (29), no estádio Pituaçu, em Salvador. Um estande do Ministério da Saúde vai ser montado entre as principais entradas do estádio, onde médicos voluntários da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e técnicos das secretarias municipal e estadual de saúde vão estar à disposição da população. Além disso, 100 agentes comunitários de saúde vão distribuir informativos e camisinhas dentro e fora do estádio. Durante o jogo, uma bandeira com o tema da campanha será levantado pela torcida do Bahia e o spot de rádio será veiculado no sistema de som do local. Os funcionários do estádio, também, participarão da mobilização. Durante a partida, eles usarão a camisa da campanha “As hepatites podem estar onde você menos espera.”
          
Dia Mundial – A instituição da data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais foi feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de iniciativa e proposta brasileiras, durante Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2010. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle, nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

Conheça a campanha aqui.

 
Gestão, Assistência, Prevenção e OSC
Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN/ CPS/ Suvige/
Rua Marechal Deodoro, nº 730 Centro-Natal-RN CEP: 59.025-600
Fone: (84)3232-6963 - (84) 3232-2784 - Fax: (84)3232-2594

Nenhum comentário:

Postar um comentário