sábado, agosto 04, 2012

REFORMA E AMPLIAÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DO ASSENTAMENTO SANTA CLARA NA SERRA DE SANTANA











 
Gostaria de enfatizar a importância da reforma da unidade de saúde para os atendimentos prestados a população pelo os profissionais da estratégia saúde da família. Mais é importante sabermos que os serviços prestados a população desta área durante o ano de 2011 no Assentamento Santa Clara e circo vizinhança hoje esta sendo muito importante veja só, nos temos um total de pessoas residente na área de 1.551 pessoas que reside na área foram atendidas durante o ano de 2011 pelo o profissional médico que trabalha nessa área 1.622 pessoas significando um porcentual de 104,5% por cento da população dessas áreas já atendida por este profissional, vale salienta que e só as consultas médicas. Temos também atendimento de consulta pré-natal de 127 gestante, coleta de preventivo, 78 pessoas ,atendimento individual de enfermeiro  1.803 pessoas, procedimento de curativos, 1.186  atendidas,inalações, 69 atendidas,injeções, 272 atendimento, já em grupo educação em saúde tivemos 25 Grupos, esse atendimento em grupo é um trabalho muito importante, ele envolve todo a equipe através de planejamento para realizar palestras educativas nas comunidades essa responsabilidade fica por parte da Equipe da estratégia Saúde da Família. Falando também sobre as visitas domiciliares dos profissionais que faz parte da equipe de saúde da família na área do Assentamento Santa Clara o profissional médico realizou 92 visitas domiciliares durante o ano de 2011, o enfermeiro 165 visitas domiciliares, os profissionais de nível médio, 169 visitas domiciliares e os agentes comunitário de saúde a peça importante com a comunidade nos problemas de Saúde realizaram, 5.755 visitas domiciliares


Governo do Estado assina ordem de serviço para início das obras em cinco hospitais do RN

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA
SECRETARIA DE ESTADO  DA INFRAESTRUTURA




Natal (RN), 02 de agosto de 2012

Nesta sexta-feira (3), às 9h, no gabinete da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP)  será assinada a ordem de serviço para início das obras em cinco Hospitais Regionais de referência no Rio Grande do Norte, com a interveniência da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN). O investimento de R$ 8 milhões nesta primeira fase beneficiará os hospitais José Pedro Bezerra (Santa Catarina), Dr. João Machado e Giselda Trigueiro em Natal, além do Alfredo Mesquita em Macaíba e Rafael Fernandes em Mossoró.
“Fizemos um diagnóstico da situação e estamos fazendo as obras necessárias para garantir mais conforto e qualidade no atendimento à população com a reforma de UTIs e dos mais diversos setores destes hospitais. As intervenções também abrangem equipamentos fundamentais para atendimento em hospitais como a troca das instalações elétricas”, ressalta Isaú Gerino Vilela, Secretário de Estado da Saúde Pública.
No Hospital Gilselda Trigueiro, que é referência no atendimento de doenças infectocontagiosas, será construída a Central de Abastecimento Farmacêutico. Também serão reformadas a Unidade de Terapia Intensiva e o Hospital Dia, o setor de nutrição enteral, de endoscopia, farmácia de manipulação, além de ser realizada a troca das instalações elétricas e reforma dos muros, caixa d’água e rampas de acesso.
A reforma abrangerá a Unidade de Terapia Intensiva e o setor de nutrição do Hospital Santa Catarina. Este hospital localizado na Zona Norte da capital, que tem atendimento geral, também terá instalação de Estação de Tratamento de Efluentes, construção do muro, guarita e reforma da caixa d’água. No Hospital João Machado, referência no atendimento psiquiátrico, haverá ampliação de área do hospital para o funcionamento da clínica médica.
O João Machado também será beneficiado com a ampliação da capacidade da subestação de energia elétrica.
Em Mossoró, o Rafael Fernandes, que é referência em doenças infectocontagiosas, passará por uma reforma geral em suas dependências, assim como o Hospital Alfredo Mesquita em Macaíba.  Em uma segunda etapa de obras, outros hospitais do Estado serão beneficiados.
Com esses investimentos, a meta do Governo do Estado é dar prioridade na recuperação dos hospitais, que há anos não recebiam manutenção adequada em suas estruturas, e que hoje resulta na situação crítica em que se encontram. A partir da data de ordem de serviço, todas as obras terão 5 meses para serem concluídas, possibilitando à população um atendimento digno e de qualidade através dos hospitais públicos do Estado.





--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Hemocentro implanta melhorias no atendimento ao doador


OVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA


Natal (RN), 31 de julho de 2012

Será lançado em 1º de agosto no Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), o Projeto de Inovação da Captação de Doadores no âmbito interno da Organização, que tem por objetivo intensificar as ações educativas e informativas na sala de espera, para esclarecer, derrubar tabus e preconceitos, melhorar o acolhimento e fortalecer o compromisso da população com relação à doação voluntária de sangue.
Segundo Rosemary Oliveira, Chefe do Departamento de Apoio Técnico, “as ações educativas sempre priorizaram o ambiente externo através de campanhas nos diversos segmentos sociais, mas existia uma lacuna no acolhimento ao público interno. Este trabalho vem inovar, educar, sensibilizar o público visitante da hemoterapia; preparar multiplicadores e formadores de opinião da doação de sangue.” falou Rosemary.
O início da programação está previsto para as 09h, com palestras educativas e interativas sobre doação de sangue, medula e órgãos, controle de qualidade do sangue, doenças sexualmente transmissíveis, Projeto Clube 25 e outras temáticas inerentes à Política Nacional de Sangue e Hemoderivados. Outras metodologias como rodas de conversa, exibição de vídeos e o Hemotur (visita guiada aos setores do fluxo do sangue) também serão adotadas.
Para a Miriam Mafra, chefe do Serviço Social do Hemonorte, “o projeto fortalece a fidelização dos doadores e a sistemática da visita in loco, além de agregar conhecimentos, reforçar ao doador a importância da doação e o significado de seu gesto para quem está precisando. No Hemotur, o usuário passa por todas as etapas do processo: da coleta à distribuição do sangue para os hospitais”, ressaltou Miriam.
O projeto de Inovação de Capacitação de Doadores é uma iniciativa do Departamento de Apoio Técnico-DAT com a Divisão de Serviço Social e o Núcleo de Qualidade do Hemocentro Dalton Cunha.


--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Seminário discute educação integral para a cidadania


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA


Natal (RN), 31 de julho de 2012
 
Promover a discussão sobre a importância da educação integral na preparação da criança e do jovem para a prova mais difícil: a vida. Esse é o principal objetivo do seminário “Educação do Ser: Um enfoque holístico pedagógico”, que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Secretaria de Estado da Educação (Seec) e a secção regional da União dos Escoteiros do Brasil realizam nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro Universitário UNI-RN (antiga FARN). O evento comemora os cinco anos de implantação do projeto de educação complementar “Escotismo nas Escolas Estaduais”, que tem sido piloto para implantação em outros estados do país.

O encontro vai reunir educadores, gestores e profissionais de saúde em torno de discussões sobre ética, saúde, cidadania, juventude, tecnologias, diversidade e reforma da educação. A palestra de abertura será do ex-secretário de Educação de Aracaju e professor da Universidade Federal de Sergipe, Jorge Carvalho do Nascimento, autor do livro “A escola de Baden-Powell” que fala sobre o avanço do escotismo no mundo. Os demais palestrantes são a ex-secretária de Saúde de Natal e ex-adjunta do RN, Ana Tânia Lopes Sampaio, a especialista em educação holística, Maria Lucila de Noronha, a pedagoga Jaércia Maria Rodrigues de Oliveira e a secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos da Sesap, Carlos Pinto, o seminário pretende envolver os educadores formais e informais na discussão sobre o verdadeiro papel da educação no Século XXI, direcionando para a consciência de ética e cidadania. Ele cita o projeto “Escotismo na Escola” como referência para as discussões, já que tem um programa que vai ao encontro da necessidade de inclusão da comunidade na reconstrução da escola e nas políticas públicas de cidadania.

Escoteiros em campanhas da Sesap

Com atividades complementares ao currículo escolar, o aluno aprende e convive com atividades de escotismo que repercutem na autodisciplina e no bom rendimento escolar. Ele cita, por exemplo, a participação de alunos do projeto na campanha da Sesap contra as Hepatites Virais em que os escoteiros previnem a população quanto aos perigos da doença. “Da mesma forma que o projeto está atuando na saúde pode chegar a qualquer área, como também outros projetos de educação complementar nas áreas de esporte e música, por exemplo, podem atuar na cidadania”, diz Carlos Pinto.

O Projeto “Escotismo na Escola” em menos de um ano passou de 1.600 alunos participantes para 6 mil em 60 escolas públicas do estado, mas a pretensão de Carlos Pinto, que também é presidente da Regional Escoteira do RN, é chegar aos 10 mil até o final do ano e implantar um grupo em cada escola do Rio Grande do Norte. Implantado há cinco anos, o projeto tem se tornado piloto para implantação nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Ceará e Piauí. No Paraná, o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, está implantando o projeto a partir do que viu no Rio Grande do Norte.
 

 
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Governo do RN e Sindicato dos Médicos do RN discutem soluções para fim da greve


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA



NATAL(RN), 31 de julho de 2012.

Na tarde desta terça-feira (31), foi realizada uma reunião entre a Secretária Adjunta de Saúde do Estado, Kátia Mulatinho, o Secretário de Estado da Administração e Recursos Humanos, Álber Nóbrega, o Consultor do Estado, José Marcelo, representantes da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e o Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira, além de outros médicos.
O objetivo foi negociar uma solução para encerrar a greve da categoria no Estado. Na ocasião, ficou decidido que a Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos irá analisar a proposta, anteriormente apresentada pelo Sinmed-RN, de um reajuste salarial e aumento na gratificação recebida. Essa análise será necessária para aferir o impacto financeiro da proposta sobre o orçamento do Estado diante da atual conjuntura.
Ao término da reunião a Secretária Adjunta, Kátia Mulatinho, pediu o apoio de todos para melhorar a qualidade dos serviços de Saúde prestados no RN. Na próxima terça-feira (07), às 15h, uma nova reunião será realizada, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para se apresentar o resultado da análise.




--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN