terça-feira, dezembro 18, 2012

Sesap implantará programa Sanar no RN

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA



NATAL (RN), 17 de dezembro de 2012



Sesap implantará programa Sanar no RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) implantará, no Rio Grande do Norte, o Programa Sanar (Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas), que há dois anos vem sendo aplicado com êxito em 108 municípios pernambucanos tidos como prioritários para o combate a tuberculose, tracoma, doença de chagas, hanseníase, helmintíase, filariose e esquistossomose.

A apresentação do programa para técnicos, gestores e representantes dos municípios do RN será feita pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, nesta quarta-feira (19), às 8h, no auditório do 12º andar da instituição. Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, “o objetivo do encontro é apresentar detalhadamente as estratégias do Sanar, para, em seguida, focalizarmos a realidade local, trazendo para o Estado essa experiência bem-sucedida para contribuir no combate dessas doenças”.

Participarão do encontro técnicos das vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, da atenção primária, assistência, educação em saúde, Lacen, regulação, representantes das Unidades Regionais de Saúde Pública e coordenadores e técnicos dos programas referentes à tuberculose, hanseníase, doença de chagas, tracoma, esquistossomose e geo-helmintíases.

A experiência do Sanar em Pernambuco envolve mais de 1,1 mil profissionais e consiste no acompanhamento técnico junto aos municípios, com visitas às unidades de saúde e residências nas áreas de risco, além de inquérito nas escolas dos municípios atingidos e, em seguida, o tratamento coletivo dos agravos.



-- 
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

SESAP E CORPO DE BOMBEIROS RENOVAM O COMPROMISSO COM O PROJETO BOMBEIRO AMIGO DO PEITO

GOVERNO DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO  DA SAÚDE PÚBLICA



NATAL(RN), 14 de dezembro de 2012.




SESAP E CORPO DE BOMBEIROS RENOVAM O COMPROMISSO COM O PROJETO BOMBEIRO AMIGO DO PEITO


O Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino e o Comandante Geral  do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, Elizeu Lisboa Dantas, além de técnicos das duas instituições se reuniram, nesta quinta feira (13), para tratar do Projeto Bombeiro Amigo do Peito.

  10 anos, o Corpo de Bombeiros vem desenvolvendo o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, o qual atua em conjunto com os Bancos de Leite Humano do Estado, fazendo a coleta de leite nas residências das doadoras e visitas domiciliares para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Lançado pelo Ministério da Saúde, esse projeto funciona em todos os Estados brasileiros e tem como órgão executor o Corpo de Bombeiros. Aqui no estado,  através de equipes formadas por militares do serviço operacional de saúde da corporação e equipes de enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite, são realizadas  as coletas do leite materno das mães doadoras,  distribuindo com os bancos de leite cadastrados na entidade, que são a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais: Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e o Santa Catarina. Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído para as maternidades públicas e privadas de nosso Estado.

No inicio o projeto contava com 03 viaturas, porém com o tempo houve desgastes e hoje só uma viatura  faz essa rota. Na reunião,  O Corpo de Bombeiros apresentou  um projeto de aquisição de novos veículos, no total de 08 para contemplar todos os Blh´s

Além disso, foi comunicado pela SESAP,  a renovação do prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica, celebrado em 2011, entre a SESAP e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Acordo que tem como objetivo expandir e consolidar as ações de bancos de leite humano como estratégia para a diminuição da morbi-mortalidade infantil e qualificação da atenção à saúde das mães e gestantes, através da transferência de conhecimentos, desenvolvimento tecnológico e capacitação de profissionais.



-- 
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN