quinta-feira, julho 19, 2012

Processo de trabalho das equipes de Saúde da Família e planejamento em S...

FOI REALIZADO NO DIA 19 DE JULHO NA SECRETARIA MUNICIPAL SAÚDE REUNIÃO SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE

A reunião que aconteceu na secretaria municipal de saúde foi para tratar do planejamento das ações do Programa Saúde na Escola – PSE, E que serem desenvolvida nas equipes da Estratégia Saúde da Família que foram contempladas e pactuadas de acordo com a população escolar.








Participou da reunião, Maria de Fátima Melo Secretaria Municipal de Educação, Jailmar Jargas da Silva Rodrigues Secretario Municipal de Saúde, Carlla Cilene Alves Dantas Petrônio Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família, Cristiano Canário de Brito técnico em Saúde e Luiz Fernando de Melo Lima Técnico em saúde.

SMS PROMOVE 6º REUNIÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE CERRO CORÁ


Neste dia 18 de Julho esteve reunida na sede da central dos conselhos uma parte das equipes de estratégia saúde da família, nas representações dos Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e equipe técnica de vigilância epidemiológica nas pessoas de Cristiano Canário, Enfermeira Carlla Cilene e Luiz Fernando. Neste encontro os presentes tiveram a oportunidade de assistir a vídeos interativos, apresentação dos indicadores da saúde da família, tais como: Consultas Médicas, de enfermagem nas partes puericultura, consultas pré-natal, prevenção do câncer cérvico-ulterino, atendimento a hipertensos, diabéticos, clientes com hanseníase e tuberculosos no ano de 2011 e parte de 2012.


 
As equipes representadas pelos os presentes tiveram ainda a oportunidade de visualizar alguns procedimentos realizados pela estratégia saúde da família e acompanhar os trabalhos desenvolvidos, compradamente, nos ano de 2011 e 2012. Só no ano de 2011 os Agentes Comunitários de Saúde fizeram 39.289 visitas domiciliares. 



Nesta reunião foi discutidos as estatísticas de imunização, o quantitativo das consultas e exames de média e alta complexidade, tanto na questão da AMSO como nas áreas de pactuação integrada com o estado e federação (SUS) e ainda discutiu-se os resultados das administrações de vitamina “A”, ferro e Ácido Fólico.




Todos os Agentes Comunitários e enfermeiros foram informados acerca de algumas mudanças que ocorreram nos sistemas, por exemplo o HiperDia que é um sistema que visa tratar da saúde dos hipertensos e diabéticos e outros.




 É importante enfatizar o compromisso da gestão com a população e também o apoio da gestão municipal na realização das reuniões de avaliação e entrega da estatística pelo os profissionais de saúde da Estratégia da Saúde da Família em nosso município para assim melhorar cada vez mais o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.  


CONGRESSO NACIONAL


Prezados(as),

Foi prorrogado o prazo para submissão das experiências e trabalhos técnico-científicos na 12ª Expoepi – Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. Neste sentido, solicitamos seu apoio na divulgação em suas redes profissionais.
Para maior agilidade, o texto, em anexo, contém as informações preliminares e os links de acessos ao Edital e formulários para inscrições.

Alertamos para o prazo de encerramento:  20 de julho (sexta-feira) até às 23h e 59 minutos.



Descrição: Descrição: figura Expoepi



 2 anexos na mensagem
Dica: Para salvar rapidamente, clique sobre a imagem com o botão direito do mouse.

  

Sesap acompanha ações para eliminação da Hanseníase


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

Natal (RN), 18 de julho de 2012

Sesap acompanha ações para eliminação da Hanseníase

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde está promovendo, nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, em Brasília/DF, a Oficina para lançamento nacional do Plano Integrado de Eliminação da Hanseníase, Esquistossomose e Filariose como saúde pública, Tracoma como causa de cegueira e controle das geohelmintíases.
O Coordenador de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), Severino Junior, está participando da Oficina e explica que o Plano estabelece uma parceria entre as três esferas governamentais (Governo Federal, Governos Estaduais e Governos Municipais). “O Plano será discutido em nível estadual pelos técnicos da Sesap, que irá fiscalizar as ações a serem executadas pelos municípios”.
O evento é voltado para Gestores do Ministério da Saúde, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Representantes do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Em 2010, o coeficiente de prevalência de hanseníase no Brasil alcançou 1,56 casos por 10 mil habitantes, com importantes variações regionais. O coeficiente geral de detecção, 18,2 por 100 mil habitantes, é considerado médio: concentra-se em Estados da região Norte e Centro-Oeste e em algumas regiões metropolitanas do Nordeste.


Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN