quarta-feira, novembro 14, 2012

Saúde prepara plano para atuação em eventos de massa


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

Natal (RN), 13 de novembro de 2012

Saúde prepara plano para atuação em eventos de massa

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza durante toda esta terça-feira (13) e na quarta-feira (14) uma Oficina para construção do Plano Operativo local para eventos em massa de relevância em saúde pública, no Hotel Praia Mar em Ponta Negra.
Promovido pela Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) e Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), o evento conta com a presença de profissionais dos hospitais da Grande Natal, Laboratório Central (Lacen), SAMU Natal e Metropolitano, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Segurança e Saúde nas áreas de atenção básica, vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
O superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Márcio Garcia, foi convidado para conduzir a Oficina, trazendo algumas experiências de eventos de massa no município do Rio de Janeiro, como os Jogos Mundiais Militares, Rock in Rio e Rio+20. Além de também ter acompanhado outros eventos de grande porte como os Jogos de Inverno, no Canadá, a Copa do Mundo na África do Sul e os Jogos Olímpicos em Londres.
As cidades de Natal e Rio de Janeiro são parceiras na Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo, criada pelo Ministério da Saúde para coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde nas cidades-sede da Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo de 2014.
De acordo com Márcio Garcia, os planos operativos devem se concentrar nos potenciais riscos à saúde que podem acontecer em eventos de grande porte: risco de introdução ou reintrodução de vírus que já estão controlados no país, como sarampo e rubéola; acidentes e atentados terroristas, além de efeitos relacionados às condições ambientais como enchentes e ondas de calor.
“O Ministério da Saúde se baseia nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, que elaborou um manual para questões de saúde em eventos de massa. Dentro do plano operativo, é preciso identificar os papéis e responsabilidades de cada ente, organizar a parte logística, além de pensar em treinamentos e capacitações que envolvem orçamento e recursos humanos”, comentou Márcio Garcia.
A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, explicou que o Carnatal - carnaval fora de época que será realizado em Natal no mês de dezembro - será utilizado como “evento teste” para o desenvolvimento de ações em saúde. No segundo dia da Oficina, a empresa organizadora do evento, Destaque Promoções, irá apresentar a estrutura para a festa deste ano.
A Oficina será concluída na quarta-feira (14) à tarde, quando serão apresentadas as primeiras ideias para o Plano Operativo local para eventos de massa, além das Ações de Saúde para o Carnatal 2012.



--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário