terça-feira, novembro 06, 2012

Sesap articula parceria com Unicef para cuidados com gestantes e bebês


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA


RELEASE

Natal (RN), 30 de outubro de 2012


Sesap articula parceria com Unicef para cuidados com gestantes e bebês


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) se reuniu ontem (29) com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para articular uma parceria no desenvolvimento de ações voltadas aos cuidados no atendimento à saúde de gestantes e bebês.

A proposta é para incluir o estado do Rio Grande do Norte nas ações da “Semana do Bebê” - iniciativa do Unicef realizada há 12 anos no município de Canela (RS) e adotada também em cidades de Portugal, Argentina e Uruguai. O objetivo é mobilizar a sociedade, as autoridades municipais de saúde, educação e assistência social pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida.

A equipe do Unicef fez uma visita técnica ao Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope) para conhecer a estrutura física do local e, em seguida, se reuniu com técnicos da Sesap para apresentação do projeto, além de buscar o apoio da gestão estadual.

De acordo com Ivana Maria Queiroz, subcoordenadora de capacitação de recursos humanos, um grupo da Sesap, que inclui os setores de Estratégia Saúde da Família (ESF), Coordenação de Promoção à Saúde (CPS), Subcoordenadoria de Ações de Saúde (SUAS), grupos de saúde da mulher, da criança e do adolescente e o Cefope, irá avaliar o material impresso apresentado pelo Unicef e definir as estratégias e parcerias para captação de investimentos para o projeto.

“A ideia é utilizarmos um Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, produzido pelo Unicef, para promover a sensibilização dos profissionais de saúde para os direitos da mulher e da criança, como a presença de acompanhante no momento do parto, registro civil para os bebês antes de deixar a maternidade e direito ao aleitamento materno nas primeiras horas de vida. O Cefope, como uma instituição formadora, ajudará neste processo junto aos profissionais de saúde”, explicou Glícia Kaliani, coordenadora do grupo de Saúde da Criança e do Adolescente da Sesap.

Semana do Bebê
A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.
Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Nessa fase elas desenvolvem grande parte do potencial cognitivo que terão quando adultos. Por isso, o Unicef dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.



--
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário