terça-feira, janeiro 15, 2013

Escola caicoense ganha destaca por projeto contra homofobia



escola homofobiaA revista Pátio destacou a iniciativa da Escola Municipal Severina Brito da Silva, de Caicó (RN), os professores trabalham o conteúdo continuamente na sala de aula, conta o diretor Thiago Costa, destacando que toda forma de preconceito é combatida. Longe de ser tabu, a homossexualidade, assim como a discriminação racial e o bullying, é abordada periodicamente, no chamado dia de estudo. É quando os professores e a direção reúnem-se, relatando as dificuldades em sala de aula e discutindo as soluções.
Também nas atividades recreativas da escola são ensinados princípios de respeito mútuo. No Carnaval, por exemplo, Caicó tem como tradição o Bloco das Virgens, em que os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem. Na ocasião, aproveita-se a oportunidade para rea–lizar rodas de conversa sobre a sexualidade e as escolhas sexuais. O enfoque, segundo o diretor, é o respeito às escolhas pessoais de cada ser humano, com o intuito de valorizar o espírito de solidariedade, comunhão e respeito mútuo.
Para Thiago Costa, que estimula a participação dos 360 alunos e da comunidade no ambiente escolar, o fato de nunca ter acontecido um caso de homofobia na Escola Severina Brito da Silva demonstra que o tipo de abordagem está tendo êxito e que esse trabalho no ensino fundamental deve refletir-se positivamente no ensino médio. “É de extrema significância trabalhar, desde o princípio da vida escolar, o combate a toda forma de discriminação e violência, pois só assim podemos propiciar aos nossos alunos a construção de valores sólidos”, afirma o diretor. E acrescenta: “Espera-se que, quando jovens, eles ingressem no ensino médio conscientes dos princípios de cidadania que são tão necessários à prática democrática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário