quinta-feira, dezembro 20, 2012

Programa de Práticas Corporais da Sesap promove melhoria da qualidade de vida


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA



NATAL (RN), 18 de dezembro de 2012


Programa de Práticas Corporais da Sesap promove melhoria da qualidade de vida


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, encerra com êxito suas atividades semestrais do Programa de Práticas Corporais/Atividade Física. Destinado a adultos e grupos especiais como obesos, idosos, hipertensos e pessoas com HIV/aids, o programa foi implantado em agosto deste ano, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte no Complexo Cultural de Natal (Zona Norte de Natal).

Segundo a professora Themis Soares, da equipe técnica do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, o programa mostrou ser uma estratégia eficaz para a promoção da qualidade de vida, redução das vulnerabilidades e riscos dos participantes. “Contamos com a participação de sete pessoas com HIV/aids, entre outros, que vivenciaram experiências bem-sucedidas a partir do acompanhamento e orientação no seu quadro geral de saúde”, informou.

Em 2013, as matrículas vão acontecer nos dias 28 e 30 de janeiro, no horário das 8h às 9h, no Complexo Cultural de Natal (CCN), localizado na Avenida Dr. João Medeiros Filho S/N – Conjunto Potengi, Zona Norte. As aulas terão início no dia 04 de fevereiro, com avaliação física, coleta de informações e palestras.

Os interessados devem apresentar cópia do RG e comprovante de residência. Além disso, a professora lembra que, para iniciar a prática, as pessoas com HIV/aids deverão levar também um parecer médico de seu infectologista e apresentar o último exame de cd4 e carga viral. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com o Programa de Esporte e Lazer no CCN: (84) 3232-6120 ou com a responsável, pelo e-mail themiscris@rn.gov.br.


EVENTO – Vem sendo realizado, desde esta última segunda-feira (17) até quarta-feira (19), o Encontro Regional Norte/Nordeste de Multiplicadores Surdos, em Pernambuco. O objetivo do encontro é formar representantes das associações de surdos dos estados do Norte e Nordeste para atuar como agentes multiplicadores em prevenção às DSTs/HIV/aids e hepatites virais. O evento conta com a participação dos coordenadores estaduais dos programas DST/aids dessas regiões.

No Rio Grande do Norte, segundo a Associação de Surdos de Natal, estima-se uma população de 5 mil surdos. Em 2012, o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais realizou, em Natal, duas capacitações voltadas a essa população, formando uma lista de 40 multiplicadores surdos. O objetivo para 2013 é apoiar outras ações em mais cidades do RN.



-- 
Kelly Barros - Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário